Icumam abre inscrições para projetos audiovisuais do Centro-Oeste

Com apoio do Programa Goyazes, iniciativa irá selecionar três longas-metragens de ficção, três série de ficção e três documentários para participar do laboratório que acontece em maio

Estão abertas a partir desta terça-feira (05/03), as inscrições para o 8º Icumam Lab – Laboratório de Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais no Centro-Oeste, que será realizado entre os dias 05 e 12 de maio presencialmente na Pousada Monjolo, em Nerópolis, a 35 quilômetros(km) de Goiânia.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site: www.icumam.com.br, até 25 de março. Na página também é possível conferir todo o regulamento. A lista com os selecionados tem previsão de ser divulgada 9 de abril de 2024.

Podem participar projetos de longa-metragem ou série de TV na categoria ficção ou documentário da região Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal). Os candidatos poderão se inscrever ou estar inscritos em mais de um projeto, mas apenas um projeto poderá ser contemplado pelo laboratório.

Serão selecionadas nove propostas, sendo três de longa-metragem de ficção, três de série de ficção, e três de documentários (longas ou séries) para participar do laboratório.

Novo formato

Na sexta e sétima edição, o laboratório aconteceu de forma on-line, e em 2024, a novidade é a retomada ao formato presencial de imersão, que proporciona um ambiente propício para a reflexão, desenvolvimento de ideias e interação entre os participantes.

A diretora do Icumam Lab, Maria Abdalla, ressalta o compromisso da instituição com a diversidade e, por isso, espera a participação de um público com intensa pluralidade de projetos. “Queremos compor este laboratório com uma seleção de diversidade de projetos e participantes. Todos com o propósito do desenvolvimento audiovisual, criatividade, capacitação e de promoção da cultura, representando nossa região para o país e no exterior”, ressalta.

A seleção de projetos terá como critérios qualidades artísticas e técnicas, sendo avaliados a originalidade, viabilidade de produção, estágio de desenvolvimento, histórico dos realizadores e qualidade dos materiais obrigatórios apresentados.

Premiação

Ao final do laboratório, os projetos que se destacarem no 8º Icumam Lab ganharão uma premiação, graças ao apoio das empresas. O Projeto Paradiso premiará com o valor de R$5 mil o projeto de longa-metragem ficção, selecionado pelo júri, que mais se destacar. Além de R$ 15 mil em serviços de pós imagens oferecidas pela Mistika, 36 horas de correção de cor da Dotcine, consultoria de projeto oferecida pela Vermelho Filmes e mentoria de 2 horas on-line com a roteirista de Séries de TV, Julia Priolli, para o melhor projeto de Série de ficção.

A premiação é um incentivo para a produção, formação e consultoria. Será oferecida em serviços das empresas. Os vencedores poderão utilizar os prêmios em um período de um a quatro anos.  Os projetos que se destacarem serão escolhidos durante o pitching que ocorre como parte da programação do Icumam Lab. O pitching terá a participação de júri específico para este fim.

O 8º Icumam Lab é um projeto realizado pelo Icumam Cultural com apoio financeiro do Programa Goyazes, mecanismo do Governo de Goiás, operacionalizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com o apoio cultural do BrLab, Projeto Paradiso, Mistika, Dot Cine e Vermelho Filmes; apoio da Pousada Monjolo e Sebrae-Go.

Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo