Caravana Cultural do Cerrado chega amanhã a Goianápolis


“É um projeto importante para o cenário cultural regional, porque abre espaço para os artistas das cidades pequenas que às vezes nao têm oportunidade de aparecer, de subir num palco e se apresentar para o seu povo. Tem sido uma troca muito legal.” O ator, malabarista e músico Gustavo Sant’ Ana da Cia Circulango fala sobre a Caravana Cultural do Cerrado – Goiás Gira Arte que, num período de quatro meses, promoveu mais de 500 horas de programação cultural para 30 municípios do Estado. A próxima parada é em Goianápolis, nos dias 24 e 25 de outubro, com participação especial da dupla Breno & cadu, Orquestra de Violeiros de Anápolis e a trupe do Palhaço Moranguim.

Nesta etapa de trabalhos, quase 2 mil artistas e arte educadores já foram contratados para atividades da caravana, em todas as regiões de Goiás. O número de oficinas chegará a 500 no mês de novembro e, até o momento, cerca de 7 mil pessoas já participaram das ações de capacitação e qualificação profissional, desenvolvidas conjuntamente às ações artísticas. “Muitas das vezes o espaço para a cultura e para o artista é curto para mostrar seu trabalho e aqui vocês estão dando uma grande oportunidade para as pessoas apresentar o que sabem fazer e repassar para outras pessoas”, comenta o artesão Zezinho, residente em Aparecida de Rio Doce.

Para Goianápolis, na Feira Cobertra, a equipe de caravana preparou programação que, na sexta e no sábado, começa às 9 horas, na Tenda Cultivo dos Saberes, com oficina gratuita de chaveiro de feltro, pintura em pano de prato, automaquiagem, toalhas com fita de cetim, biscuit, boneca de pano, Vagonite, pintura em tela, tranças e tapede em Arraiolo. A Tenda Brincante é ponto de encontro da criançada com o Palhaço Moranguim e Cia, que apresenta o trabalho de dança de grupos locais.

No período da noite, na sexta, a Caravana Cultural do Cerrado abre o palco para artistas da cidade, que têm tradição de música sertaneja, como Emanuel e Reinaldo, João Negão e Juliano, Adré e Willian. Para o sábado, a abertura dos trabalhos fica por conta da Orquestra de Violeiros de Anápolis e o encerramento é o esperado show com a dupla Bruno & Cadu.

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo