Canto na Comunidade é lançado em comemoração aos 15 anos do Canto da Primavera


O Canto da Primavera – Mostra de Música de Pirenópolis completa nesta edição 15 anos de existência. Para garantir ao festival o valor e a importância de seu aniversário, a organização do evento buscou aprimorar a programação e apresentar ao público e, especialmente, à cidade sede do festival uma edição mais inclusiva social, cultural, econômica e turisticamente. O evento é realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás).

Uma das novidades que serão inauguradas na edição debut do Canto será o projeto Canto na Comunidade, cujo objetivo é fomentar as ações culturais locais de Pirenópolis após o término do evento e estender atividades à comunidade pirenopolina nos meses subsequentes ao festival.

Durante seis meses, serão realizadas ações de fomento da cultura e economia local, em parceria entre a Secult Goiás, a Prefeitura de Pirenópolis e a Ideia Ambiental e Cultural, parceira cultural licitada para realizar o Canto 2014.

A iniciativa segue o modelo de sucesso do Fica na Comunidade, projeto implantado há três anos no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), que envolve a população durante o ano inteiro com atividades ligadas ao cinema e meio ambiente.

No Canto da Comunidade, que terá início a partir de março de 2015, serão realizados projetos locais que tenham em sua essência a criação e circulação da arte musical em Pirenópolis. A avaliação e seleção dos projetos serão realizadas por curadoria composta por representantes da Secult Goiás, Ideia Cultural e Ambiental e Prefeitura de Pirenópolis.


Edição 2014

O Canto da Primavera será realizado entre os dias 17 e 21 de dezembro, em Pirenópolis, município localizado a 120 quilômetros da capital do Estado, Goiânia, e tombado como patrimônio pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Como principal diferencial desta edição, o Canto da Primavera 2014 pretende ocupar os cantos e becos da cidade, levando manifestações artísticas a diversos pontos estrategicamente escolhidos pela demanda da sociedade e pelo atrativo arquitetônico e histórico. Serão cinco dias de programação intensa, que permeará várias linguagens artísticas, tendo a música como o elo principal e agregador.

A celebração à cidade de Pirenópolis não se restringirá a shows e oficinas culturais, pois incluirá na programação campanhas de conscientização de preservação do patrimônio histórico e artístico, das riquezas naturais e a valorização do potencial profissional da comunidade pirenopolina.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo