CANTO DA PRIMAVERA Pirenópolis: uma cidade encantada

















Reportagem: Clenon Ferreira

Em cada esquina, história. Reservas naturais e cachoeiras aos montes. Gastronomia especial e folclore secular. Edifícios e construções inolvidáveis. Pirenópolis não se restringe apenas pelo seu charme. Considerado patrimônio histórico e já no roteiro das cidades históricas do centro do País, o município recebe anualmente diversos eventos de cultura, a exemplo do Canto da Primavera, Festival Gastronômico, Festival de Literatura (Flipiri) e do Festival de Documentário Brasileiro (Pirenópolis.Doc).

Localizada no leste de Goiás, o município está estrategicamente situado entre Goiânia e Brasília. Com uma representativa carga histórica e cultural para a região central do País, turistas de todo o mundo desejam conhecer a cidade, seja por seus museus, igrejas, edifícios históricos, restaurantes e bares, seja por seu turismo ecológico focado nas reservas naturais e cachoeiras. São mais de 80, cada uma com um diferencial, além de trilhas na mata, veredas, cerrados e campos silvestres.

Com boa infraestrutura de hospedagem e serviços, Pirenópolis atrai turistas em diferentes épocas do ano, principalmente durante as comemorações da Festa do Divino, considerada como uma das manifestações folclóricas mais bonitas do Brasil. Além disso, o passeio pelo Centro Histórico é uma verdadeira viagem no tempo, com construções coloniais, sobrados e igrejas que enchem de charme as ruas e ladeiras de pedra. Confira cinco passeios de Pirenópolis par fugir do marasmo do final de semana:

Sinta-se em outro tempo

Não, você não está em cenário de novela de época. O Centro Histórico de Pirenópolis é quase um terço da área total da cidade e é tombado pelo IPHAN como patrimônio histórico. A preservação desse sítio histórico começou na década de 1989, quando os principais monumentos foram tombados. A partir daí foram promovidas várias ações no sentido de preservar todo o patrimônio histórico, cultural e arquitetônico do município. Sinta-se em outo tempo enquanto caminha pelas ruas de pedra.


Sabadão de cachoeira

Pirenópolis fica a 121 quilômetros de Goiânia e atrai milhares de turistas por suas atrações culturais e opções de esportes radicais. A cidade tem 82 cachoeiras, sendo que oito delas são abertas para visitação. No calor, a dica é pegar o carro e passar a tarde em alguma das cachoeiras que cercam a cidade. O que não falta é opção.






Um cinema em Art Déco

mulher andando de sombrinha em frente ao cine pirineus

Considerado por muitos como um dos prédios mais bonitos da cidade de Pirenópolis, o Cine Pireneus situa-se na Rua Direita. Foi construído em 1929, pelo padre Santiago Uchôa, em estilo neoclássico. Em 1936 sofreu uma reforma e sua fachada foi alterada para o estilo “Art Decó”. Hoje funciona para diferentes manifestações culturais.







Cidade-artesã

Riqueza nos detalhes. O artesanato é uma das formas mais espontâneas da expressão cultural pirenopolina. Em várias partes do município, é possível encontrar uma produção artesanal diferenciada, feita com matérias-primas regionais e criada de acordo com a cultura e o modo de vida local. Basta dar uma voltinha no centro histórico e conferir a qualidade técnica e criativa dos trabalhos.





Comidona goiana

Pamonha. Empadão. Doce de leite, paçoca de pilão, biscoito de queijo. Um dos principais polos gastronômicos de Goiás, Pirenópolis possui representantes da culinária local, regional e internacional. Considerada como berço da cultura goiana, possui uma culinária representada pelos pratos típicos. Delicie-se com a verdadeira comidona goiana.

 

 

 

 

 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo