Profissionais da educação debatem inspeção escolar em evento do CEE em parceria com a Seduc

Cerca de trezentas pessoas lotaram o auditório da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), no setor Leste Vila Nova, nesta terça-feira  (07/05). Os profissionais da área da educação participaram do 3º Encontro Estadual de Inspeção Escolar, que é uma iniciativa de formação continuada em serviço, promovido pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) em parceria com a Seduc.

O presidente do CEE, Flávio Roberto de Castro, comentou sobre a importância do evento para a educação.

“Esse encontro de formação auxilia no aprimoramento e na crescente melhoria da educação no nosso Estado. Nós do conselho estamos muito felizes pela parceira com a Secretaria Estadual de Educação que envolveu as inspeções escolares das 40 coordenações regionais de ensino que contemplam os 246 municípios goianos.”

Voltado para inspetores escolares, auxiliares de inspeção escolar e colaboradores que atuam nos acervos de escolas extintas das Coordenações Regionais de Educação, o evento ocorre anualmente. Também fazem parte do público-alvo técnicos das áreas especializadas, vinculados à Seduc, conselheiros e equipes técnicas do CEE, bem como profissionais da educação das redes públicas municipais e representantes do setor privado.

Para a secretária de Educação, Fátima Gavioli,  o segredo de ter uma boa educação é  trabalhar com formação.

“Quando essa formação traz duas instituições envolvidas como a Seduc e o CEE a tendência é que ela seja um sucesso. A inspeção escolar por si só delega certo poder aos inspetores, mas só vai dar certo se o inspetor for alguém disposto a estudar sobre a legislação educacional. Eu agradeço ao presidente do conselho, Flávio Roberto de Castro, e ao secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, pela oportunidade de parceira em prol da educação goiana,” afirma.

Nessa terceira edição, o encontro de formação teve como eixo temático a “Regulamentação das instituições de ensino de educação básica – procedimentos operacionais”. O evento atende a estratégia 16.12, da meta 16, do Plano Estadual de Educação de Goiás.

Programação

Pela manhã, a conselheira do CEE Luciana Carniello apresentou o novo modelo do laudo técnico circunstanciado, que é utilizado nas vistorias nas escolas. Em seguida, a conselheira do CEE Brandina Andrade palestrou sobre os protocolos e procedimentos da Câmara de Educação Básica.

No período da tarde, o evento contou com a palestra “Responsabilização do servidor público quanto ao atendimento das demandas institucionais” do procurador setorial da Seduc, Oberdan Valle. Ele deu exemplos de casos concretos e esclareceu dúvidas do público de como lidar com situações delicadas que ocorrem durante o trabalho dos inspetores de educação.

Logo após, houve o painel “Educação Profissional – desafios da implementação” com os painelistas Andrei Alcântara, gerente de Educação  Profissional da Seduc; Marcos Elias Moreira, conselheiro e presidente da Câmara de Educação Profissional do CEE; e Edvan Correia, inspetor escolar da Coordenação Regional de Educação de Anápolis. A diretora de Políticas Educacional da Seduc, Patrícia Coutinho, foi a mediadora.

A última fala do dia foi do presidente da Câmara de Legislação e Normas (CLN) do CEE, José Teodoro Coelho. O conselheiro palestrou sobre a atuação da CLN frente às demandas da inspeção escolar e a legislação das escolas em tempo integral.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo