Banco de Alimentos
O Banco de Alimentos beneficia milhares de pessoas vulneráveis, muitas delas sem nenhuma fonte de renda. As frutas, legumes e verduras são separadas e higienizadas antes da doação para garantir a qualidade dos produtos e a dignidade de quem os recebe.
A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) é gestora do Programa Banco de Alimentos. O projeto tem como objetivos ampliar o acesso das entidades sociais cadastradas na instituição e de famílias em situação de vulnerabilidade social e pobreza a uma alimentação de qualidade e combate à fome. Também tem como metas promover ações de educação alimentar e nutricional para esses públicos e realizar oficinas de capacitação com os produtores com o objetivo de reduzir o desperdício de alimentos no campo.
Só em 2023, foram nada menos que 27,5 mil famílias atendidas, e esse número só cresce. A Ceasa é o principal colaborador do Banco, sendo que para isso o próprio produtor e comerciante da Centrais destinam à iniciativa o excedente não comercializado diariamente, o que significa cerca de 900 toneladas doadas dessa forma anualmente.