Servidores da Casa Civil discutem políticas de Gestão de Risco dentro do Programa de Compliance Público

A Secretaria da Casa Civil, por meio do Comitê Setorial de Compliance Público, promoveu nesta quinta-feira (15/10) mais um encontro virtual para discutir as formas de disseminação e divulgação da Política de Gestão de Risco, da Matriz de Risco e dos respectivos Planos de Ação entre as equipes.

Muitos gestores ainda não entendem bem como a integração entre Gestão de Riscos e Compliance, aliada às boas práticas de Governança Corporativa, podem beneficiar as instituições. Tanto o Gerenciamento de Riscos quanto o Compliance auxiliam na prevenção de ameaças à estrutura da pasta.

A abertura da reunião foi dada pelo assessor da Casa Civil Renato Menezes que ressaltou a importância do aprendizado dentro dos programas e projetos que serão realizados pela Casa Civil. 

O servidor e anfitrião do encontro Leandro Cardoso introduziu a sua fala orientando aos gestores da secretaria sobre a relevância de entender sobre gestão de riscos. Durante a apresentação, Leandro explicou os benefícios de gestão de riscos e os indicadores de monitoramento objetivando instruir os gestores no acréscimo de informações durante a elaboração dos relatórios. 

Entre as recomendações repassadas, foi ressaltado que a melhor forma de lidar com a questão é realizar um gerenciamento capaz de mensurar e combater diretamente os riscos, evitando, principalmente, que eles atinjam o funcionamento das atividades na pasta. A reunião foi realizada pela plataforma Zoom e contou com a presença de 16 gerentes do Programa de Compliance da Secretaria da Casa Civil.

A gestão de riscos, juntamente com a transparência, a responsabilização e a ética, é um dos eixos do Programa de Compliance Público (PCP) do Poder Executivo do Estado de Goiás, lançado em 2019 pelo governador Ronaldo Caiado para ser implantado em todos os órgãos estaduais.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo