Secretaria da Casa Civil faz mapeamento dos processos para agilizar os trâmites e identificar potenciais riscos dentro da pasta

Nesta sexta-feira (27/11), aconteceu mais uma reunião da Unidade de Mapeamento de Processos da Secretaria Estadual da Casa Civil. A ação faz parte do eixo estratégico do Programa de Compliance Público do Governo de Goiás de política de gestão de riscos, que visa prevenir e tratar ameaças à atuação e entrega de resultados nos órgãos públicos estaduais.

No encontro, comandado pela Superintendente de Gestão Integrada Adriana da Costa Soares, foram analisados fluxogramas padrões das atividades desenvolvidas dentro da secretaria, além da exposição de potenciais fatores de risco. Com isso, durante o processo de gerência é possível fazer a avaliação e controle do risco. A avaliação de risco está dividida em identificação, análise e priorização do risco. O controle do risco envolve planejamento, resolução e monitoramento do risco.

A análise do risco avalia a probabilidade da ameaça acontecer e a magnitude potencial de perda associada a cada um dos fatores de risco, assim como avalia o surgimento de novos a partir da interação entre riscos identificados. 

"O mapeamento dentro de um fluxo e de um processo padrão colabora para a identificação do risco e produz uma situação que listamos itens fora do específico. Essa situação fora do padrão, se repetir mais vezes, a ponto de se tornar rotineira, pode deixar de alimentar o fluxo e passar a ser incluída", ressalta a superintendente Adriana Soares.

Esse trabalho teve início no mês de outubro deste ano e tem como objetivo criar um fluxograma coordenado, transparente e assertivo das etapas que envolvem os processos de aquisição e contratação de bens e serviços utilizados pela Casa Civil.

Participaram da reunião o Gerente de Apoio Administrativo e Logístico Antônio Lima, a assessoria de mapeamento e gerenciamento Flávia Cristina, o assessor Rodolfo Sanches, a assessora de transportes Cláudia Barbosa, e a assessora de mapeamento de patrimônio Eliamar Ferreira.

A Gestão de Riscos, juntamente com a Transparência, a Responsabilização e a Ética, é um dos eixos do Programa de Compliance Público do Poder Executivo do Estado de Goiás, lançado em 2019 pelo governador Ronaldo Caiado para ser implantado em todos os órgãos estaduais.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo