João Furtado agora é cidadão goianiense

Alexandre Garcia

Natural de Trindade, mas com vida acadêmica e profissional construída na capital, o secretário de Estado da Casa Civil, João Furtado de Mendonça Neto, recebeu na noite desta terça-feira (18/04), durante sessão solene na Câmara Municipal, o Título de Cidadão Goianiense. A propositura é do vereador Kleybe Morais.

A sessão foi dirigida pelo presidente da Casa, Andrey Azeredo, e contou com a presença do vice-governador José Eliton, que representou o governador Marconi Perillo. Também estiveram presentes os deputados estaduais Virmondes Cruvinel, Santana Gomes e Eliane Pinheiro; o presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Goiás, Tomaz Aquino; secretários de Estado; auxiliares do Governo; procuradores do Estado; servidores da Secretaria da Casa Civil, Detran e Segurança Pública; além de amigos e familiares do homenageado.

O vereador Kleybe Morais afirmou que o título foi concedido a João Furtado por seus relevantes serviços prestados à população de Goiânia na área Jurídica, na Segurança Pública, no Detran e na Casa Civil do Estado de Goiás. Ele lembrou que o secretário nasceu em um município da Região Metropolitana de Goiânia, Trindade, “a capital da fé”. Contou ainda que o título foi proposto na legislatura anterior, inicialmente pelo então vereador e hoje secretário de Estado do Governo, Tayrone de Martino, e depois por ele. “João Furtado é especialista em Goiânia, braço direito do governador Marconi Perillo que muito tem feito pela capital”, destacou.

Serviço público

Emocionado, o secretário da Casa Civil agradeceu a presença de todos que prestigiaram a sessão solene, “em um dia laborioso, um dia quente de terça-feira”. Embora tenha nascido em Trindade, disse que possui uma extensa trajetória na capital, onde foi estudante, bancário, professor da rede estadual de ensino, advogado, e depois ingressou na carreira de procurador do Estado. Também é eleitor na capital. Então, aos poucos, ao longo de décadas, ele afirmou ter se tornado um cidadão de Goiânia. Faltava o reconhecimento que agora muito o honra, o título que a Câmara Municipal, que representa o povo de Goiânia, vinha lhe ofertar e o tornava cidadão goianiense de fato.

“Quero agradecer a Goiânia e aos vereadores. Sou filho de lavradores. Eu cursei escola pública, universidade pública, e ingressei no serviço público por concurso público”, afirmou. Embora seja atualmente secretário de Estado, João Furtado declarou ser “mero servidor público”. E acrescentou: “Pretendo assim continuar até o dia que puder, retribuindo aquilo que me foi dado pelo povo de Goiás. Eu recebi educação formal, fui acolhido e aqui constitui família. Devo muito a este povo e a este Estado. Quero retribuir servindo ao nosso Estado, servindo ao nosso povo.”

Comunicação Setorial da Secretaria da Casa Civil

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo