Governador vistoria obras de reforma da Central Odontológica

O governador José Eliton vistoriou nesta quarta-feira (14/11) as obras de reforma da Central de Odontologia da Secretaria da Saúde,  localizada na Rua 68, no Centro de Goiânia. Acompanhado pelo secretário de Saúde, Leonardo Vilela, o governador disse que as adequações e os novos equipamentos fazem parte de uma ação muito importante para a unidade que atende a população não só da capital, mas de todo o Estado de Goiás. As obras, iniciadas em outubro de 2015, tiveram um custo de cerca de R$ 2,5 milhões e devem ser entregues no mês que vem.

“Aqui, nós temos tratamento de alta e média complexidade na área odontológica. Hoje, atendemos, em média,  2.400 pessoas sendo que mais de quatro mil procedimentos são feitos todos os meses nesta unidade”, disse José Eliton, para quem a ampliação e a modernização dos equipamentos, em fase final de instalação, dobrarão o potencial e a capacidade de atendimento da Central. “Isso beneficia milhares de goianos que têm aqui um atendimento odontológico de qualidade, com profissionais altamente qualificados e de maneira gratuita”, ressaltou.

O secretário Leonardo Vilela disse que a reforma, com custo de cerca de R$ 2,5 milhões, está pronta, faltando apenas a ligação da subestação de rede elétrica instalada durante a reforma, já solicitada à Enel, e que deve se dar nos próximos dias. “Para permitir o funcionamento de aparelhos de ar condicionado e de diversos aparelhos que foram adquiridos e que compõem agora todo o instrumental da Central”, disse. Vilela ressaltou que a unidade é um centro especializado de referência para o Estado e que passará a trabalhar com sua plena capacidade, após a reforma.

Outros procedimentos

“São feitos procedimentos que não são realizados nas unidades básicas. Por exemplo, implantes, periodontia, ortodontia e  prevenção e tratamento de câncer bucal, ou seja, são procedimentos especializados”, detalhou o secretário Leonardo Vilela.  Segundo ele, além das adequações físicas, que darão mais conforto aos pacientes e funcionários, proporcionando mais segurança, também será aumentado ainda mais “o nível de complexidade pelos aparelhos de alta tecnologia que foram adquiridos”.

Durante a reforma, a Central de Odontologia de Goiânia permaneceu com cinco consultórios em funcionamento, atendendo pacientes de Goiânia e do Interior. “A unidade, durante o período da reforma, nunca deixou de atender o público”, disse a diretora geral da unidade, Sônia Chicarolli Silveira.

A reforma

Segundo a Secretaria de Saúde, o prédio da Central de Odontologia, de três andares, passou por uma ampla reforma física, elétrica e hidráulica, incluindo a parte externa e calçamento. As novas instalações, que devem ser entregues à população no início de dezembro,  receberam a readequação da área administrativa (recepção, almoxarifado, sala da direção e faturamento) e da área clínica (laboratório de prótese e consultórios) da unidade.

No total, foram reformados 1.216,78 metros quadrados. Houve ainda a aquisição de equipamentos odontológicos modernos, e mobiliário. Na estrutura física foram reformados 17 gabinetes odontológicos, incluindo um para o Programa de Portadores de Necessidades Especiais. Houve melhorias com as instalações de equipamentos de vácuo, oxigênio, ar comprimido e compressor medicinais, GLP e instalações de equipamentos de vácuo. Também foram adquiridos um equipamento de raios-x panorâmico e dois de raios-x periapical – tipo de radiografia que mostra o dente completo e o osso que o rodeia –, dentre outras melhorias.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde, o Estado de Goiás possui outros 32 Centros de Odontologia, administrados pelas secretarias municipais de Saúde. Os recursos são encaminhados do Governo Federal diretamente para os municípios.

FONTE: Gabinete de Imprensa do Governador de Goiás

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo