Decreto declara alerta hídrico na Região Metropolitana

Evento de apresentação do Plano de Gestão Hídrica

O governador Ronaldo Caiado assinou na última terça-feira (30) um decreto que declara situação de alerta hídrico na Bacia do Meia Ponte, que abastece a Região Metropolitana de Goiânia, e define medidas para garantir o uso prioritário de água para os moradores da área. As ações são parte do Plano de Gestão Hídrica apresentado pelo governador nesta semana, em evento com a presença do secretário da Casa Civil, Anderson Máximo. O plano tem o objetivo de evitar racionamentos, estimular o uso consciente e garantir o abastecimento presente e futuro de água para a população, produtores rurais e indústria.

“O nosso objetivo é que, a médio e longo prazo, a gente não entre mais em crise hídrica”, afirmou a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andrea Vulcanis. O decreto determina que a Semad faça a implantação do Programa de Desenvolvimento Integrado Rural Sustentável e Recuperação de Bacia do Rio Meia Ponte, que cuidará da restauração de nascentes e margens de rios, da conservação de solo, irrigação, captação e reserva da água da chuva, entre outros. A pasta também deverá realizar a gestão da bacia, aplicar restrições ou suspensões de uso da água, além de fiscalizar os usos dos recursos hídricos na região. 

O ato determina ainda que a Saneago apresente proposta de revitalização e conservação da Bacia Meia Ponte com o objetivo de melhorar as condições de qualidade e quantidade de água. O governador aproveitou a ocasião para fazer um apelo à população, pedindo que as pessoas pela conservem os mananciais, evitem jogar lixo em lugares inadequados e eliminem o desperdício de água. “O bem mais importante para nossa sobrevivência é água. Temos que ter a noção do consumo e respeito às nossas bacias e nossos rios”, reforçou Caiado.

Já a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) deverá, de acordo com o decreto, orientar os agricultores no cumprimento da restrição de captação de água e implementar medidas de apoio aos agricultores, visando mais da eficiência no uso de água nas atividades de produção rural.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo