Casa Civil debate a importância da ‘Ética em tempos de pandemia’

A Secretaria da Casa Civil promoveu nesta quinta-feira (22/10) mais um encontro virtual do Comitê Setorial de Compliance Público para tratar sobre o tema: ‘Ética em tempos de pandemia’. O webinar foi conduzido pelas servidoras da pasta Ismara Estulano e Priscilla Dantas.

A abertura do encontro foi realizada pelo chefe de comunicação da Casa Civil, Frank Martins, que deu boas-vindas aos participantes e apresentou o assunto do bate-papo. Posteriormente, o Secretário da Casa Civil, Alan Tavares, também agradeceu a presença de todos. 

A psicóloga Priscila Dantas iniciou sua fala apresentando a importância de se expressar sobre ética dentro desse período pandêmico em que estamos vivendo. “Falar de ética na pandemia é importante porque ela intensifica as virtudes, virtude é universal, ela no ajuda a ter um norteamento”. 

Ela argumentou que há vários atributos que norteiam as condutas éticas, tais como honestidade, prudência, responsabilidade, sigilo, empatia, entre outros. No entanto, é certo que a pandemia redefine comportamentos e identifica certas qualidades. Priscila emendou a sua fala com um questionamento: “Será que estamos agindo de forma ética? Estamos no tele trabalho de forma ética?”  

A palestrante explicou que a escolha do tema da reunião foi baseada pelas atitudes passadas pelos servidores dentro do trabalho em regime remoto. “O que não sei fazer, mas se eu colaborar com o outro, teremos um bom trabalho”, disse.

A advogada Ismara Estulano apresentou, em forma de slides, dados que mostravam que as empresas privadas tiveram um aumento na produtividade em 70%, devido à diminuição dos números de atestados médicos, da praticidade, disponibilidade e comodidade dos colaboradores em trabalhar de casa. 

Dentro dos tópicos da apresentação, o módulo “Como promover a ética no trabalho” reforçou pontos como honestidade, respeito ao sigilo, comprometimento, prudência, humildade e privacidade. As servidoras argumentaram sobre a relevância de cada tópico, mas frisaram sobre a importância de ajudar e aprender com próximo dentro do âmbito de trabalho. “Aprender com os outros é muito importante. Pedir ajuda é muito importante”, destacou Priscilla. 

No tópico “Dicas para a construção da ética no trabalho”, elas deram orientações de como ser ético e transparente no ambiente comum e saber lidar com as críticas. “A gente precisa aprender a fazer critica, de maneira que você não  deixe o outro constrangido”, frisou Ismara. 

Durante a exposição, foi reforçado que é necessário levar em conta o bem-estar e mal-estar que as pessoas sentem do ponto de vista individual e coletivo, porque se o mal-estar cresce, as pessoas tendem a ser antiéticas, e se o bem-estar prevalece, as pessoas somam com mais facilidade ao convívio ético. Dessa forma, mostrou-se que não venceremos essa pandemia sem a ética, e este momento atual deve ser vivido para aprimorar algumas virtudes que certamente nos ajudará a sermos mais éticos nas próximas adversidades. 

Priscila Dantas e Ismara Estulano encerraram o bate-papo com uma famosa frase do filósofo Mario Sérgio Cortella: “É necessário cuidar da ética para não anestesiarmos a nossa consciência e começarmos a achar que tudo é normal”. 

Ao fim, os servidores da Casa Civil foram convidados a se inscreverem nas Oficinas Virtuais da Semana do Servidor, da Escola de Governo. Entre os assuntos estão Prosa com Propósito, Como melhor adaptar o seu local para o teletrabalho, Finanças Pessoais, Segurança digital em tele trabalho e Eneagrama. A participação dos servidores nesses cursos contará pontos para o ranking do Programa de Compliance Público deste ano.

Este foi o terceiro encontro sobre ética realizado entre os servidores da Casa Civil e faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas dentro do Programa de Compliance Público do Poder Executivo do Estado de Goiás (PCP). Lançado de forma inédita pelo governador Ronaldo Caiado, em fevereiro de 2019, o programa tem por objetivo assegurar que os atos de gestão estejam em conformidade com os padrões éticos e legais, fomentar a transparência e as denúncias e combater a corrupção por meio da responsabilização de empresas e agentes públicos envolvidos em desvio de conduta.

O primeiro webinar aconteceu em 29 de setembro e teve como tema “Vamos Falar de Ética”, com o Gerente de Comissão de Defesa Prévia da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (GOINFRA) Rômulo César Barbosa Marques. A outra conversa foi com o Corregedor-Geral da Procuradoria-Geral do Estado de Goiás e Mestre em Direito e Políticas Públicas pela Universidade Federal de Goiás Dr. Antônio Flávio, em que foram abordadas "Ética e Integridade".

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo