Atos oficiais que marcaram a história de Goiânia

Na semana em que comemoramos os 86 anos de Goiânia, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Casa Civil, vai contar um pouquinho sobre a nossa capital usando os atos oficiais do Executivo que marcaram a sua história e importantes períodos do desenvolvimento do Estado. Em um trabalho de pesquisa e digitalização da Gerência de Consolidação da Legislação, vinculada à Superintendência de Legislação, Atos Oficiais e Assuntos Técnicos, atualmente estão disponibilizados todos os decretos e leis que tratam sobre a edificação e a transferência da capital.

Para começar, lembramos a decisão do governador Pedro Ludovico Teixeira que, em dezembro de 1932, criou uma comissão para avaliar o território do Estado e escolher um lugar que pudesse abrigar a nova capital. Depois de analisadas as condições topográficas, o clima e a hidrografia, foi decidido que a cidade seria criada no então município de Campinas, às margens do Córrego Botafogo, em uma área onde estavam três fazendas: Criméia, Botafogo e Vaca Brava. De acordo com o Decreto nº 3.359, de 18 de maio de 1933, o local tinha os melhores requisitos para dar boas-vindas ao desenvolvimento.

https://www.gabinetecivil.go.gov.br/historia/goiania/decreto_3359.pdf

O início das adequações administrativas e da estruturação necessária, inclusive territorial e com a abertura de créditos para a execução da instalação do município de Goiânia se deu por meio do Decreto nº 327, de 02 de agosto de 1935:

https://www.gabinetecivil.go.gov.br/historia/goiania/decreto_327.pdf

Arte com a inscrição Goiânia marca o início de uma nova época

A capital de Goiás foi transferida oficialmente para Goiânia por meio do Decreto nº 1816, de 23 de março de 1937, que determinou o deslocamento de todas as repartições públicas da Cidade de Goiás para a nova capital, que havia sido construída para ser “acompanhada pelo olhar de admiração de todo o país” e cujo destino despontava como “a metrópole do Estado Coração da Pátria”. A partir de então, o governador e seus auxiliares, assim como os chefes dos Poderes Legislativo e Judiciário, passaram a trabalhar em Goiânia.

https://www.gabinetecivil.go.gov.br/historia/goiania/decreto_1816.pdf

Após Atílio Correa Lima e Armando de Godoy delinearem a nova capital, a primeira do século XX a ser planejada, foram abertas as três avenidas principais – Goiás, Araguaia e Tocantins. As avenidas seguiam para a parte mais elevada do terreno central onde foi construído o Palácio das Esmeraldas e mais tarde a Praça Cívica.

A data da inauguração oficial da capital foi definida pelo Decreto nº 5.269, de 30 de janeiro de 1942, com festas, desfiles e solenidades de entregas de diversas obras. Goiânia já nasce como símbolo da modernidade e inspirou o desenvolvimento da região central do País.

https://www.gabinetecivil.go.gov.br/historia/goiania/decreto_5269.pdf

Quando Floriano Peixoto e Juscelino Kubitschek decidiram criar Brasília, já tinham um exemplo de sucesso!

Ainda quer saber mais sobre a história da Cidade de Goiânia? Entre e conheça a página da Casa Civil sobre a nossa capital ou o portal da Prefeitura de Goiânia.
 

 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo