Secretaria da Casa Civil promoverá palestra sobre o empoderamento das mulheres com o Krav Maga

No dia 14 de novembro, às 16h, a Secretaria da Casa Civil promoverá uma palestre sobre o empoderamento de mulheres com o Krav Maga, modalidade de defesa pessoal. O evento, que será realizado no Auditório Jaime Câmara, no Palácio Pedro Ludovico, contará com a participação da Professora Teomália Barbosa, responsável pela disseminação do Krav Maga no estado, por meio da Federação Sul Americana de Krav Maga. 

Teomália Barbosa é a primeira mulher do Centro Oeste brasileiro a adquirir a faixa-preta de Krav Maga e levará aos participantes um pouco sobre a filosofia da defesa pessoal Krav Maga e seus benefícios. 

“Hoje, 30% dos alunos da Federação Sul Americana de Krav Maga são mulheres”, conta Teomália. Ela explica que quando as mulheres começam a praticar a modalidade, mudam a sua relação com o medo, adquirindo autoconfiança, aumentando o autocontrole nas situações de estresse e de violência e se capacitando para cuidarem de si e da sua família. 

“Os benefícios vão além. Imagine que as mulheres costumam cuidar de muitas coisas ao mesmo tempo: andam com bolsas, celulares, as crianças e outras coisas que tiram a sua atenção. Quando passam a praticar o Krav Maga, com um instrutor devidamente habilitado para isso, elas também se tornam mais focadas, menos distraídas e mais atentas, o que diminui o risco de ataques, pois a violência geralmente é voltada aos alvos mais fáceis”, explica a professora. 

Além das melhorias na saúde física e, até mesmo na boa forma, essas mulheres também obtêm ganhos psicológicos, porque o Krav Maga dá a elas a sensação de controle frente às suas emoções.

O que é o Krav Maga
O Krav Maga foi criado na década de 40, por um homem chamado ImiLichtenfeld, e trazido para o Brasil por Grão MestreKobi Lichtenstein (faixa-vermelha – 8º Dan), aluno direto de Imi e presidente da Federação Sul Americana de Krav Maga. 
Seu objetivo é permitir que qualquer pessoa, homem ou mulher, independentemente de sua idade ou preparo físico, pudesse se defender de um ou mais agressores, armados ou não.

É a única arte reconhecida mundialmente como arte de defesa pessoal e não como arte marcial e por isso não há regras e nem competições, somente o objetivo de preparar os praticantes para voltarem em segurança para casa.

As técnicas do Krav Maga são simples, rápidas e objetivas. Os movimentos buscam atingir os pontos sensíveis e vitais do corpo do agressor, como olhos, nariz, garganta, região genital, etc. Dessa maneira, eliminamos a necessidade de uso da força bruta e conseguimos igualar o forte, o fraco, o grande e o pequeno.

As técnicas se baseiam nos movimentos naturais do corpo humano, na física, matemática e anatomia humana, promovendo melhor controle das emoções e de nossas reações. Dessa forma, quando uma agressão ocorre e é necessário tomar uma atitude sob tensão e medo, o Krav Maga fornece suporte mental e técnico. O treinamento do Krav Maga, além de ensinar as técnicas, desenvolve a autoconfiança e a coragem do aluno. E isso se estende muito além da reação na rua.

Do ponto de vista físico, há o estímulo para que os alunos se exercitem diariamente, dentro de seus limites. Emocionalmente, o Krav Maga forma pessoas mais seguras e atentas. A prática também influencia no comportamento. Atenção, disciplina e seriedade, saber diferenciar o certo do errado, usar o autocontrole, tudo isso é praticado. 

O resultado de tudo extrapola os treinamentos e se reflete na qualidade de vida das pessoas. Hoje, homens e mulheres, civis e militares adotam o Krav Maga no mundo inteiro por sua eficiência.

SERVIÇO: PALESTRA SOBRE O EMPODERAMENTO DAS MULHERES COM O KRAV MAGA
Data:14 de novembro (terça-feira)
Horário: às 16h
Local: Auditório Jaime Câmara, no Palácio Pedro Ludovico (Rua 82 S/N, Centro, Goiânia)

Secretaria de Estado da Casa Civil

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo