Laboratório Central de Goiás conquista 1º lugar em mostra nacional

Experiência do Lacen supera mais de 1,8 mil projetos em categoria sobre métodos inovadores para doenças infecciosas na 17ª ExpoEpi, em Brasília

O Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen), unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), ficou em primeiro lugar na categoria Utilização de Plataformas, Métodos e Fluxos Laboratoriais Inovadores para a Vigilância de Doenças Infecciosas, da 17ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (ExpoEpi), em Brasília (DF). 

O trabalho “Descentralização da Metodologia Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) no Lacen” concorria com duas experiências de outros estados, entre mais de 1,8 mil projetos previamente selecionados. Com a primeira colocação, Goiás leva o prêmio de R$ 50 mil, que será destinado ao Estado. 

O trabalho foi apresentado na quarta-feira (08/11) pelo diretor-geral do laboratório do Governo de Goiás, Vinícius Lemes da Silva. “O prêmio coroa o trabalho de toda uma equipe e está relacionado com o trabalho inscrito com a participação da Robmary Matias, da Edna Manrique e minha. O mais importante é que a premiação refoça pra gente a importância do trabalho desenvolvido”, diz. 

O projeto surgiu em meio à pandemia de Covid-19, quando houve aumento significativo da demanda de diagnóstico laboratorial por PCR no Lacen, que até então era realizado exclusivamente pela área de biologia molecular. “Com mais profissionais envolvidos, tivemos a capacidade ou condições de implantar novos diagnósticos nesse processo, como o monkeypox, e a absorção pra realização de sequenciamento”, explica o diretor-geral do Lacen. 

Foto: ExpoEpi

Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo