Publicado no Diário Oficial ajuda do Governo de Goiás de R$ 120 mil ao Museu Casa de Cora

A destinação da verba foi determinada pelo governador Ronaldo Caiado em razão das dificuldades financeiras enfrentadas pela instituição nesse período da pandemia da Covid-19

Foi publicada na edição desta sexta-feira (25/09) do Diário Oficial do Estado de Goiás, a Leia Nº 20.853 que autoriza a transferência de recursos financeiros no montante de R$ 120 mil ao Museu Casa de Cora Coralina.

Governador Ronaldo Caiado propôs repasse de recursos para o casarão histórico em razão das dificuldades financeiras enfrentadas pela instituição nesse período de pandemia da Covid-19. 

O Museu Casa de Cora Coralina é uma instituição privada e sem fins lucrativos, que depende exclusivamente dos recursos de bilheteria. De portas fechadas desde o início da pandemia, o local enfrenta dificuldades para arcar com a manutenção do acervo, pagar funcionários e adquirir os equipamentos de segurança previstos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para quando retomar suas atividades. 

Com o montante, a instituição poderá arcar com as despesas básicas de manutenção do acervo histórico, que requer cuidados constantes, pagar seus funcionários em dia e adquirir os equipamentos de segurança indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), quando for possível reabrir.

Sensível à situação e ciente da importância cultural do museu, o governador Ronaldo Caiado determinou a elaboração do projeto de lei para envio do recurso por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), que contou também com a colaboração da Secretaria da Casa Civil de Goiás.

Para a diretora do Museu Casa Cora Coralina, Marlene Velasco, a instituição é um dos maiores símbolos da Cidade de Goiás e vê-lo de portas fechadas há mais de 150 dias é motivo de tristeza para a comunidade. “Mas com a força e solidariedade dos goianos e brasileiros conseguiremos em breve reabri-lo. Aos parceiros, admiradores da poetisa e em especial ao Governo do Estado de Goiás, a nossa eterna gratidão”. 

O secretário de Estado da Cultura, Adriano Baldy, também reforça a importância de que seja prestado apoio ao museu neste momento, por se tratar da história e acervo de “uma grande expoente da literatura feminina goiana”.

O Museu Casa de Cora Coralina foi inaugurado em 1989, na cidade de Goiás, e reúne acervo histórico não só da obra literária e da vida da poetisa, como também dos costumes da época, quando o município chegou a ser a capital do Estado.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo