Governador entrega leitos de UTI no HCamp de Porangatu, os primeiros do Norte goiano

Leito do Hospital de Porangatu

Em visita a Porangatu, região Norte do Estado, o governador Ronaldo Caiado ativou 24 leitos, sendo 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 14 de enfermaria, no Hospital de Campanha do município, que está funcionando na unidade municipal. Todos serão dedicados exclusivamente ao tratamento de pacientes com Covid-19. Essas são as primeiras UTIs em funcionamento no Norte goiano. “Significa humanização da saúde e respeito à vida. Ter um suporte desse aqui nesta região, no limite da fronteira de Goiás, é fundamental. Estou desenvolvendo uma política de regionalizar a Saúde”, afirmou Caiado.

O governador ressaltou que os moradores do extremo Norte do Estado não podem ficar reféns da chamada ‘ambulancioterapia’, prática que perdurou nas gestões passadas, quando o paciente, em casos mais graves, era colocado na ambulância e transferido para Goiânia em busca de suporte de UTI. “É muito importante essa estrutura para as pessoas que estão na região, que teriam que andar 500 quilômetros de ambulância. Precisamos recuperar nossas regiões, fazer uma medicina de qualidade”, acrescentou. Caiado acrescentou que a nova estrutura tem equipamentos de ponta, oferecendo suporte e segurança para todos os profissionais de saúde e pacientes.

O objetivo inicial é ofertar leitos hospitalares para o manejo dos casos moderados e graves da Covid-19. A unidade deverá atender, prioritariamente, a macrorregião Norte, que tem população aproximada 1,1 milhão de habitantes. E o governador adiantou que os novos leitos vão continuar disponíveis à população local mesmo após o fim da pandemia. “Podem ter a certeza, estamos numa situação emergencial, mas terminados os seis meses, vamos continuar e será mantida a estrutura para termos uma saúde de qualidade na região Norte do Estado de Goiás”, garantiu.

Os novos leitos entram em funcionamento com a parceria firmada entre o Governo de Goiás, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), e a prefeitura municipal. Com portaria de repasse fundo a fundo, a SES vai transferir para o município R$ 4,1 milhões durante seis meses, ou seja, R$ 684,3 mil mensais. “A primeira parcela já está depositada. É dessa maneira que gosto de assinar um documento. A gente podendo assinar e não enganar a população, induzir aquilo que não pode ser feito depois”, frisou Caiado.

Nova ampliação

De acordo com o secretário de Saúde, Ismael Alexandrino, a previsão é que na próxima semana os atendimentos à Covid-19 seja ampliado. Está programada a ativação de outros 31 leitos, sendo 17 de enfermaria e mais 14 de UTI na mesma unidade. Com isso o hospital chegará a sua capacidade máxima com 55 leitos – 31 de enfermaria e 24 de UTI. “Essa unidade é absolutamente importante, estratégica e ficará para a população. O governador e eu não perdemos o foco nesta pandemia, que é fazer estruturas que fiquem como legado. É dessa forma que a Saúde precisa ser estruturada”, destacou o secretário.

Prefeito de Porangatu, Pedro Fernandes ressaltou que o País vive duas crises: a causada pelo coronavírus e a política, e enalteceu Ronaldo Caiado por lutar, em meio a esse cenário, para salvar vidas. “O que precisamos agora é dar as mãos e sermos solidários”, afirmou, agradecendo a forma republicana com que o governador vem conduzindo o Estado.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo