Digitalização de processos é ampliada em até 80%

Sala da Gerência de Protocolo com servidores em suas estações de trabalho

Intensificando as ações do Governo de Goiás para promover a modernização da gestão e dar maior transparência aos atos do Poder Executivo, a Secretaria da Casa Civil, por meio da Gerência de Protocolo, Documentação e Arquivo, ampliou a digitalização dos processos na unidade em até 80%. Os dados mostram que, mesmo com uma quantidade menor de dias úteis e o feriado de carnaval, no último mês de fevereiro a conversão de documentos físicos para o formato digital cresceu 80% no comparativo com dezembro de 2019 e 18% em relação aos números de janeiro deste ano.

Inserida nas medidas de reestruturação e estabelecimento de um novo fluxo de trabalho em toda a pasta iniciado desde o começo da atual gestão, a digitalização é imprescindível para garantir economia e celeridade. “Quando convertemos um processo físico para o formato digital, a tramitação passa a ser mais rápida, porque o envio e o recebimento dos arquivos pelas unidades pertinentes são instantâneos. A medida gera também mais economia, porque não precisamos imprimir várias cópias do mesmo processo”, afirma o gerente da área, Dylhermanno de Sousa.

Na totalização das atividades, a produtividade da Gerência de Protocolo cresceu 13% em comparação com o primeiro mês do ano, alcançando a marca de 2.956 processos e atendimentos realizados. “Nós fazemos o controle da entrada e saída de processos digitais, o arquivamento e a conversão de processos físicos, a retificação de publicações como nomeação e disposição de servidores, o recebimento e a conferência da documentação para qualificação de organizações sociais e várias outras atividades. Então readequamos nossa rotina de tarefas para dar maior fluidez e agilidade ao trabalho”, afirma Dylhermano.

Para o superintendente de Legislação, Atos Oficiais e Assuntos Técnicos da pasta, Alan Tavares, o reordenamento dos processos de trabalho tem o objetivo de permitir que os goianos tenham maior facilidade quando buscarem qualquer um dos serviços ou as informações que compõem a atividade-fim da pasta. “A reformulação e alterações nas atividades tem refletido no fortalecimento da atuação técnica da secretaria, que foi uma determinação específica do governador Ronaldo Caiado. Consideramos que esse atendimento com presteza, além da qualidade e da segurança jurídica nos atos oficiais são pontos primordiais para a Casa Civil”, afirmou Alan Tavares, que possui a competência para a prática dos atos de gestão da secretaria.

Entre as prioridades da unidade de Protocolo, Documentação e Arquivo está o atendimento à população que precisa da correção de dados publicados em atos oficiais ou de informações sobre determinados processos, principalmente no caso de servidores estaduais ou de outros poderes à disposição do Estado. “A prioridade é sempre o cidadão. Nós paramos o que estamos fazendo para ouvir as demandas das pessoas e atendê-las no menor tempo possível, garantindo uma resposta rápida e eficaz do poder público para a solicitação que é feita”, disse o gerente.

Governo na palma da mão

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