Ação dos governos de Goiás e do Chile atualizam documentos de residentes no Estado
Uma ação do Governo de Goiás, por meio da Assessoria de Assuntos Internacionais da Secretaria de Estado da Casa Civil, e do Ministério das Relações Exteriores do Chile está promovendo o programa Consulado Itinerante, para emitir e atualizar a documentação de cidadãos chilenos que vivem em nosso Estado. Os interessados estão sendo atendidos no Auditório Mauro Borges, do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, das 08 às 18 horas desta quinta-feira (13) em língua portuguesa ou espanhola.
De acordo com Javier Matta, cônsul-geral do Chile em Brasília, a iniciativa permite que serviços realizados por diversos órgãos sejam obtidos no mesmo local, facilitando o deslocamento e a formalização das atividades dos chilenos que vivem em Goiás. “Nós estamos oferecendo certidões de nascimento e matrimônio, carteira de identidade, passaporte, certidão de antecedentes criminais, comprovação de sobrevivência, certidão de óbito, registro consular, mudança de domicílio eleitoral, dentre outros documentos que permitem à nossa população estar em dia com os registros civis”, conta.
O Consulado Itinerante atende regiões com maior concentração de imigrantes vindos do Chile e em Goiás esta é a segunda edição do programa. O assessor de relações internacionais Giordano de Souza explica que “atualmente temos mais de 400 chilenos residindo em Goiás e toda a demanda por documentação que eles tiverem será atendida hoje por meio deste evento”.
Para Javier Matta, a iniciativa aproxima o consulado dos cidadãos chilenos. “Muitas vezes a pessoa não pode ir a Brasília por impedimentos financeiros ou mesmo físicos, como uma doença ou a idade avançada. Então nós trazemos esses serviços para locais mais acessíveis a eles”, afirma.