Decreto cria comitê para ampliar atuação no Entorno

Publicado no Diário Oficial do Estado na última terça-feira (23), o Decreto 9.431, de 22 de abril de 2019, do governador Ronaldo Caiado, determinou a criação do Comitê da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), com a função de avaliar as principais necessidades dos municípios da região e trabalhar por soluções. O comitê é presidido pela Governadoria e composto por todas as secretarias de Estado, representantes da Goinfra, Saneago, e das cidades goianas do Entorno de Brasília, e tem a missão de formatar, no prazo de 60 dias, um plano com as ações emergenciais, intervenções na infraestrutura e propostas de desenvolvimento para a região.

Entre as medidas já estabelecidas pelo decreto, o comitê da Ride terá um escritório com a função de oferecer apoio aos municípios goianos do Entorno, com serviços de capacitação, elaboração de projetos e suporte na execução de obras e intervenções. Para integrar a comissão, as prefeituras interessadas devem apresentar um termo de adesão ao comitê da Ride.

As áreas de atuação prioritárias serão saúde, segurança, transporte público e educação. “O comitê irá trabalhar com metas pré-definidas e buscando resultados práticos que façam a diferença no dia-a-dia de quem vive no Entorno. Nós temos problemas que se arrastam há anos nessa região e é o momento de concentrar esforços para mudar essa realidade. É uma área onde muito se fala em época de eleição e pouco se faz. O governo de Goiás começa a mudar isso”, afirmou o secretário da Casa Civil, Anderson Máximo.

Recursos federais

Nesta terça-feira, dia 23, em reunião no Palácio do Planalto com o ministro da Casa Civil, Onix Lorenzoni, o governador Ronaldo Caiado buscou a efetiva participação da União na Ride e o apoio financeiro do governo federal para as obras necessárias na região. “O ministro Lorenzoni teve esta percepção e já colocou, com toda a clareza, a minuta do conselho da Ride”, confirmando o anúncio do ministro de um decreto federal de criação do conselho administrativo da Ride, que será assinado nos próximos dias pelo presidente Jair Bolsonaro.

Segundo Lorenzoni, “já para o próximo ano teremos recursos orçamentários para iniciar as primeiras obras de atendimento do Entorno”. O ministro sinalizou também com a possibilidade de direcionar recursos extras, de fundos que não são contabilizados no orçamento da União, para amparar a região.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo