Servidores participam de capacitação

Casa Civil fechou turma para aprender utilizar o sei

Maior agilidade no trabalho, melhor capacitação e aumento de produtividade. Esses são os objetivos citados pelo grupo de 22 servidores de diversos setores da Casa Civil que buscaram a Escola de Governo fechando uma turma completa para aprender mais sobre o SEI (Sistema Eletrônico de Informações) nesta semana. De acordo com Jenifer Souza, aluna do curso, a experiência foi tão positiva que ela pretende incentivar os outros colegas de trabalho a  integrar as próximas turmas. “Faz muita diferença você conhecer bem e saber utilizar realmente o instrumento de trabalho que temos, vai dinamizar muito o trabalho na nossa sala. Quero incentivar meus outros colegas a participarem também”, conta.

Entre o conteúdo programático das aulas estão desde noções básicas de utilização do SEI até a operação de funções mais complexas, como coletar assinaturas digitais de pessoas que não estão na sua unidade, fazer o retorno do processo para que você possa concluí-lo e facilitar a tramitação das demandas.Tudo é feito com exercícios práticos e dicas de fixação.  Segundo a professora da turma da Casa Civil, Raquel Xavier, “o que você precisa saber para usar o SEI no dia-a-dia é ensinado no treinamento de forma completa”.

O Sistema Eletrônico de Informações é um programa criado pelo governo federal para digitalizar e dar mais agilidade ao funcionamento da máquina administrativa. Raquel Xavier explica que “a digitalização documental de todos os processos em todas as etapas, desde assinaturas, edição de documentos e movimentação de ofícios, potencializa e torna mais rápidas as ações do Estado em geral, em todos os órgãos”.

A servidora Rosilene Freitas fez o curso mesmo já utilizando o SEI cotidianamente na Casa Civil e garante que a capacitação vale a pena. “Resolvi fazer o curso porque hoje o sistema é parte muito importante da nossa rotina de trabalho, das nossas atividades no serviço público. Achei as aulas ótimas, bem proveitosas e consegui aprender muita coisa. Vai facilitar muito o meu dia-a-dia”, afirma.

Ao final das aulas, a professora do grupo elogiou a aplicação dos alunos da secretaria e a iniciativa de formar uma turma completa. “Trabalhamos temas que são especificidades do trabalho da Casa Civil, com problemas e dificuldades que os servidores tem ao utilizar o sistema no cotidiano da secretaria, de forma personalizada. Eu acredito que com essa capacitação com certeza a Casa Civil sai na frente”, disse. Ela ressalta que “foi uma turma ótima. Eles tem interesse, tem curiosidade e foram muito participativos. Tudo o que propusemos em termos de exercícios, de prática, eles executaram  prontamente e foram muito atenciosos”, conta.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo