Marconi entrega reforma do Hospital de Urgências de Trindade

Wagnas Cabral

O governador Marconi Perillo inaugurou hoje (24/06) a reforma e a ampliação do Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin), autorizou a implantação de 10 leitos de UTI na unidade e disponibilizou tendas, instaladas no pátio da unidade, para atendimento aos romeiros da romaria do Divino Pai Eterno, cujo ponto alto da festa acontece na primeira semana de julho.

A obra teve início no ano passado e incluiu a ampliação de oito unidades internas – cozinha industrial, farmácia, sala de preparação de dieta, auditório, refeitório, banco de leite, Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), além da construção de um novo abrigo de resíduos hospitalares, de acordo com as normas de segurança hospitalar.

Também foram completamente reformadas as áreas de apoio do hospital, como sala de emergência, lavanderia e boxes de observação de pacientes. Foram adquiridos novos equipamentos de uso hospitalar – eletrocardiograma digital, mesa ginecológica, aparelho de raios X – e todo o mobiliário interno foi substituído.  O Instituto Gerir, Organização Social que administra o Hutrin, investiu R$ 4,7 milhões na reforma e ampliação do hospital, que passou de 2.000 mil para 2.500 metros quadrados de área construída.

O governador, que estava acompanhado do secretário estadual de Saúde, Leonardo Vilela, e do prefeito Jânio Darrot, disse que Goiás sofreu muito com o “modelo antigo” de Saúde e que houve uma verdadeira revolução no setor no Estado, a partir do processo de gestão por meio de Organizações Sociais. “O que tínhamos era uma tragédia”, disse Marconi, ao ressaltar que a meta do governo é criar as condições para que a Saúde de Goiás seja, proporcionalmente, “a melhor estruturada do País”.

Marconi lembrou que o Hutrin foi construído em seu segundo governo, depois passou por um processo de municipalização. No terceiro governo a gestão voltou para o Estado, que a repassou ao Instituto Gerir, o mesmo que administra o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). Segundo ele, no passado a prática era da “empurraterapia”, que se traduzia pela “terceirização dos problemas”.  “O que nós terceirizamos foi a gestão hospitalar, não terceirizamos os problemas”, afirmou.

Atendendo a um pedido do prefeito Jânio, o governador autorizou a instalação de 10 leitos de UTI no Hutrin, que deverá também passar por outras etapas de ampliação.

No ano passado, o hospital montou pela primeira vez uma estrutura específica para atender os romeiros do Divino Pai Eterno. Para este ano, o espaço foi ampliado e a capacidade de atendimento dobrou. Na solenidade,  Marconi pediu um minuto de silêncio em memória do cantor sertanejo goiano Cristiano Araújo, que morreu esta madrugada vítima de acidente automobilístico.

FONTE: Gabinete de Gestão de Imprensa do Governador

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo