Vice-Governadoria realiza evento sobre Ética – conteúdo do Compliance
Novo Código de Ética foi o tema da apresentação, que ocorreu de forma remota
Servidores da Vice-Governadoria participaram nesta quarta-feira (19) da realização de evento sobre Ética, dentro do Programa de Compliance Público, sobre o Novo Código de Ética e Conduta Profissional do Servidor e da Alta Administração da administração pública direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo estadual
Durante a reunião, que aconteceu de forma remota, a servidora e membro da Secretaria Executiva do Comitê Setorial de Compliance Público (PCP) da Vice-Governadoria, Isabella Maria Lima Oliveira, apresentou o conteúdo do código, desde princípios, valores,âmbito de aplicação do Código, condutas e processos de apuração em possíveis violações da legislação.
A apresentação mostrou aos colaboradores que o Código visa delimitar as bases para uma gestão pública cada vez mais comprometida com a moral e a ética, replicando a orientação do governador Ronaldo Caiado, que as novas regras devem alinhar as ações do servidor e, assim, delimitar as decisões, para não gerar dúvidas sobre “ética, postura e espírito público”.
Código de Ética
Publicado em março de 2021, pelo Governo de Goiás, o novo Código de Ética e Conduta Profissional do Servidor e da Alta Administração do Poder Executivo Estadual foi elaborado sob coordenação da Controladoria-Geral do Estado (CGE), em parceria com a Secretaria-Geral da Governadoria (SGG). O trabalho se baseou em consulta pública on-line aos cidadãos, sobre o que eles esperam do servidor público. Essa pesquisa resultou na reunião de 102 qualidades desejadas e 74 indesejadas, além de 50 comportamentos esperados e outros 65 a serem evitados.
Entre as qualidades do servidor público goiano que a população mais deseja estão honestidade/integridade, respeito, cordialidade, responsabilidade, agilidade, boa-vontade, transparência, competência, compromisso e empatia. Nas principais qualidades indesejadas figuram desonestidade, desrespeito, injustiça, irresponsabilidade, preguiça, má vontade, incompetência, falta de compromisso e negligência.
Também participaram da reunião a superintendente de Gestão Integrada, Adriana Martins de Lucena, o chefe de gabinete, Flávio Inácio, o assessor de implantação do Compliance, Jamil Issy Neto, a assessora especial Adriana Couto, além de outros servidores da pasta.