Vice-Governadoria promove reflexão sobre os desafios femininos na pandemia

Palestra virtual realizada neste Dia da Mulher destacou a dificuldade em conciliar vida profissional e pessoal durante período atípico

A Comissão da Mulher da Vice-Governadoria promoveu uma palestra neste Dia Internacional da Mulher sobre  “O trabalho e a vida das mulheres na pandemia”, com a pedagoga e especialista em artes visuais Sthephane Godoi. O vice-governador Lincoln Tejota e a equipe da Vice-Governadoria participaram virtualmente do encontro. 

A pedagoga Sthepane Godoi falou sobre dados do Sebrae que apontam que as mulheres, por conta de pandemia, foram mais afetadas na vida empresarial. Elas estão cedendo às pressões de cuidar da casa e filhos em detrimento da atividade profissional.

“É sempre a mulher que abre mão, na nossa sociedade, para cuidar dos pais idosos ou da casa,  por exemplo”. Segundo ela, nossa sociedade ainda leva para a mulher o peso dessas responsabilidades. “A mulher ainda investe muito mais tempo nos cuidados com a casa e os filhos do que o homem, mesmo tendo que trabalhar”, pontuou ela.  

Para a palestrante, essa é a importância de discutir o assunto, a tomada de consciência e  de união entre as mulheres para avançar na busca de espaço, reconhecimento e valorização. A coordenadora da Comissão da Mulher, Paula Ávila, disse que a mulher está adoecendo cada vez mais, emocionalmente e fisicamente, em função dessas e outras pressões.

O vice-governador Lincoln Tejota destacou que é preciso lutar para confrontar pensamentos retrógrados, que não reconhecem a capacidade e a contribuição da mulher para o desenvolvimento da sociedade. “Meu compromisso na vida pública é que cada mulher tenha seu espaço, sua capacidade reconhecida e valorizada. A mulher está preparada para qualquer desafio”, afirmou ele.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo