Daniel Vilela oficializa apoio do Governo de Goiás para transmissão dos jogos do Goianão 2025
Vice-governador assina contrato que prevê veiculação das partidas pela TV Brasil Central. Clubes goianos receberão recursos financeiros pelos direitos de transmissão
O vice-governador Daniel Vilela oficializou, nesta sexta-feira (22/11), parceria entre o Governo do Estado e a Federação Goiana de Futebol (FGF) para transmissão do Campeonato Goiano do ano que vem. Os jogos serão veiculados pela TV Brasil Central, emissora da Agência Brasil Central (ABC). Em contrapartida, o Governo de Goiás irá repassar aos 12 times que estarão na disputa o montante de R$ 4,250 milhões pelos direitos de transmissão.
Daniel e os presidentes da federação, Ronei de Freitas, e da ABC, Reginaldo Júnior, assinaram contrato durante reunião do Conselho Técnico do Goianão 2025, realizada em um hotel da capital. O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Bruno Peixoto, também foi signatário do documento – a Casa transmitirá as partidas por meio da TV Alego, do seu site, do canal no Youtube e do aplicativo “Deputados Aqui”. Para isso, destinou R$ 1,250 milhão à FGF, o que lhe deu a prerrogativa de, a cada rodada, exibir um jogo com exclusividade.
“Esta parceria entre Governo Estadual e os clubes chega à sua terceira edição porque o governador Ronaldo Caiado sabe da importância de se valorizar o futebol goiano”, afirmou Daniel, em discurso logo no início da reunião, onde também estavam presentes o secretário de Estado de Esportes e Lazer (SEEL), Rudson Guerra; o presidente da Câmara de Goiânia, Romário Policarpo; e representantes da FGF, do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) e do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), além de dirigentes esportivos e da imprensa especializada.
“Os valores repassados por este governo auxiliam na arrecadação dos clubes. Além disso, a transmissão das partidas aproxima os torcedores, principalmente os do interior, com seus clubes. Mexe até mesmo com a autoestima das cidades representadas dentro de campo porque o futebol é isso: um esporte pelo qual a maioria dos brasileiros é apaixonada”, destacou o vice-governador.
“Este governo respeita o esporte e os times de futebol de Goiás”, acrescentou o presidente da ABC, Reginaldo Júnior, que fez um comparativo entre a atual gestão e o que chamou de “descaso” de governos anteriores com o setor. “Vamos levar esta transmissão a todos os cantos do Estado”, prometeu. “Esta visibilidade dada ao nosso campeonato entusiasma torcida e jogadores. É uma parceria onde todos ganham”, comemorou o presidente da FGF, Ronei de Freitas.
Serra Dourada
Na reunião, Daniel Vilela ainda acenou positivamente ao pedido dos dirigentes para que os jogos finais do Goianão sejam disputados no Estádio Serra Dourada. Ele disse que não há empecilhos porque as obras que transformarão o complexo esportivo em uma arena multiuso deverão começar somente no segundo semestre do ano que vem, quando o campeonato já terá se encerrado.
A informação também foi confirmada pelo secretário Rudson Guerra (SEEL), que integra o Grupo de Trabalho (GT) responsável pelo projeto de modernização do estádio. Guerra ainda estimou para dezembro próximo a entrega da nova iluminação do Serra Dourada, com 400 novas lâmpadas. “Nesta reforma estamos seguindo todos os padrões e critérios estabelecidos pela Federação Internacional de Futebol (Fifa)”, pontuou.
Segurança
Daniel Vilela ainda confirmou que o apoio do Governo ao campeonato goiano se estenderá também com o trabalho das forças de segurança, com policiais à frente de ações estratégicas para garantir a tranquilidade dos torcedores que forem aos estádios. O vice-governador finalizou sua participação no evento acompanhando a apresentação oficial da bola que será utilizada em campo.
Com estreia prevista para a segunda quinzena de janeiro e encerramento no início de abril, o Campeonato Goiano conta com 12 equipes confirmadas para a próxima temporada: Atlético-GO, Vila Nova, Aparecidense, Goiânia, Goiás, Anápolis, Goiatuba, Goianésia, Jataiense, Crac, Inhumas e Abecat.
Fotos: Jota Eurípedes
Vice-Governadoria – Governo de Goiás