Turismo é responsável por 10,4% do PIB mundial
Boletim Especial do Observatório do Turismo traz dados econômicos e os impactos da pandemia no setor
O XXIX Boletim Especial do Observatório da Goiás Turismo divulga números importantes para a compreensão da representatividade da atividade turística na economia mundial, nacional e regional. Segundo a Oxford Economics 2018, o setor do Turismo representa 10,4% do PIB mundial. No Brasil, é responsável por 8% da economia. O levantamento também apresenta número de empresas, renda média salarial, movimentação financeira nos últimos anos e arrecadação de ICMS nas ACT´s em Goiás. Em 2009 foram gerados R$ 150.651.954,64 em ICMS, um aumento de 9,9% em relação ao ano anterior.
O Boletim revela, ainda, os impactos da pandemia no setor, de acordo com estudo realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Segundo a CNC, 50 mil estabelecimentos turísticos tiveram que fechar as suas portas de março a agosto. O número representa a extinção de 16,7% dos negócios no país. Ainda de acordo com o estudo, em seis meses de pandemia foram encerrados 481,3 mil empregos formais ligados ao turismo. O setor explorou apenas 26% do seu potencial de geração de receitas nos meses de crise, deixando de faturar R$ 207,85 bilhões entre a segunda quinzena de março e o fim de setembro.
O estudo conclui que, diante desse cenário, o estado de Goiás retoma suas atividades turísticas aos poucos e os empreendimentos promovem adaptações na sua prestação de serviços, se organizando de acordo com os protocolos de segurança. A meta ideal a ser alcançada é possibilitar a recuperação, a partir do turismo regional, com viagens de até 200 quilômetros dentro do próprio Estado, principalmente nos segmentos ecoturismo, aventura e rural.