Reuniões do Planejamento Estratégico do Turismo em Goiás

A imagem pode conter: 21 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas, sapatos e área interna

Presidente do Fórum Estadual do Turismo de Goiás e da Agência Goiana de Turismo (Goiás Turismo), Leandro Garcia, recebeu, numa série de reuniões, representantes das regiões turísticas goianas. Nas conversas, foram planejadas ações para a descentralização da gestão do turismo em Goiás e o fortalecimento das instâncias de governança regionais. Prefeitos e secretários de turismo dos municípios ainda pediram apoio para a promoção dos destinos, qualificação de pessoal para as mais diversas atividades e prestação de serviços ligados ao turismo, e construção e melhoria de infraestrutura nos municípios. A seguir, um resumo das reuniões.

Região dos Negócios e Tradições

O presidente da Goiás Turismo, Leandro Garcia, se reuniu com representantes dos municípios integrantes da Região dos Negócios e Tradições.

O fortalecimento do turismo de negócios é uma grande ação para a atração de turistas de interesse comum entre os municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis e Trindade.

Qualificação profissional, investimentos em sinalização turística, valorização do patrimônio cultural e incentivo ao mercado de compras são ações que visam impulsionar o turismo da região.

Para Goiânia, capital do estado, foi defendida a revitalização da Bernado Sayão, a integração com o empresariado para a divulgação da capital em outros estados, o circuito de transporte executivo entre aeroporto, rodoviária, pontos do turismo da moda, parques, bares, centro e praça cívica.

A imagem pode conter: 13 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e sapatos

 

Região das Águas Quentes

Representantes da Região das Águas Quentes participaram do Mapeamento Estratégico 2017/2018 esta semana na Goiás Turismo.

Ações de infraestrutura e outras obras para Caldas Novas e Rio Quente, realização de eventos que envolvam a gastronomia, ecoturismo e aproveitamento de todos os recursos naturais das duas cidades começam a tomar corpo no fortalecimento do turismo da região.

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas em pé e sapatos

Região Vale do Araguaia

O pôr do sol no Rio Araguaia é um espetáculo inesquecível. Mesmo fora da temporada, entre junho e setembro, quando as praias do Araguaia atraem milhares de turistas, o rio é um ótimo atrativo, principalmente para agradáveis passeios de barco. A região se une para trabalhar todo o potencial turístico do Araguaia como identidade regional. Durante o Mapeamento Estratégico 2017/2018, um dos itens de grande importância defendidos foi a proposta de criação do Fórum Regional de Turismo.

Há consenso sobre a necessidade de fortalecimento da pesca esportiva, com realização de campanhas de sensibilização e conscientização sobre a preservação do Rio, promoção e participação em feiras de turismo. As autoridades locais estudam estratégias para atração de turistas fora da temporada, aproveitando o período também para investir em qualificação de mão-de-obra, diversificar a oferta de produtos para a região, com investimentos em ecoturismo, turismo de eventos e náutico, tendo entre as atrações o Circuito de Motonáutica do Vale do Araguaia.

A imagem pode conter: 11 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Região do Ouro e dos Cristais

O estabelecimento de um plano de promoção turística regional, com ação estratégica de comunicação voltada para o fortalecimento das raízes históricas do Estado de Goiás, com valorização da beleza ímpar dos atrativos turísticos da Região do Ouro e dos Cristais.

É a região da bela e aconchegante Cidade de Goiás, Patrimônio Cultural da Humanidade, pela Unesco; e de Pirenópolis, uma das cidades turísticas mais atrativas de Goiás, com casarões seculares, pousadas bem cuidadas, bares e restaurantes, com atendimento diferenciado.

Corumbá de Goiás, proporciona contato com a natureza no Salto de Corumbá; já Cocalzinho de Goiás é um prato cheio pra quem gosta de aventura, com uma tirolesa de 567 metros.

Jaraguá, que também integra a região, oferece diversão e esportes radicais no Parque Estadual da Serra de Jaraguá. Em Abadiânia, o grande número de turistas busca tratamento espiritual, com o conhecido médium João de Deus; e o município de Cristalina se destaca pela força do artesanato e promoções voltadas para o ecoturismo. Destaque também para Padre Bernardo, com o turismo rural, e Mossâmedes, que pretende se fortalecer como entrada do Parque Serra Dourada.

A imagem pode conter: 16 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna

Região da Chapada dos Veadeiros

Registro da reunião de Mapeamento Turístico 2017/2018 para a Região da Chapada dos Veadeiros, com presença dos municípios de Cavalcante e Teresina de Goiás.

Durante o encontro, foram apresentadas propostas como maior publicidade dos destinos e atrativos turísticos, rigoroso cuidado com a preservação ambiental, melhorias na infraestrutura, instalação de portais de entrada, conscientização da população sobre a importância das atividades turísticas e seus resultados sociais e valorização das experiências e vivências das comunidades quilombolas do Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga.

Além disso, os gestores pediram ajuda para a qualificação profissional dos trabalhadores do turismo, construção de centros de atendimento aos turistas, levantamento sistematizado dos atrativos, integração dos roteiros turísticos.

Eles discutiram ainda sobre a importância da exigência da inscrição dos empreendimentos turísticos no Cadastro do Ministério do Turismo (Cadastur) e fortalecimento dos municípios com a criação do Fórum da Chapada dos Veadeiros.

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sentadas, tela e área interna

Região dos Lagos do Paranaíba

O presidente da Goiás Turismo, Leandro Garcia, se reuniu com representantes da Região Lagos do Paranaíba.

Os municípios da Região Lagos do Paranaíba trouxeram como pauta comum a necessidade de fortalecimento da identidade visual, como portas de entrada do Estado de Goiás, investimentos em infraestrutura, promoção de esportes e eventos náuticos e a valorização da cultura e da história de Itumbiara, Lagoa Santa, São Simão e Três Ranchos.

Em Itumbiara, a proposta é investir no potencial do Rio Paranaíba e do lago, como forma de dinamizar o ponto forte da economia do município que é o turismo comercial.

A secretária de Turismo de Três Ranchos, Clécia Lilian dos Santos, afirmou que o turismo é a menina dos olhos da administração municipal e que ela se empenha para se destacar no setor realizando investimentos em grandes eventos, shows artísticos, esportes náuticos, ecoturismo e turismo rural.

A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Região Pegadas no Cerrado

Um convite à aventura com foco na responsabilidade ambiental em uma região que é o retrato vivo do Cerrado. Rios de águas cristalinas com correntezas apropriadas para a prática de esportes como boiacross e rafting, cachoeiras deslumbrantes, pequenas praias, economia forte, riqueza histórica e valorização das tradições estão entre os atrativos da Região Turística Pegadas no Cerrado, onde está localizado o Parque Nacional das Emas, a maior unidade de conservação do bioma cerrado.

Com 132 mil hectares, o Parque é um santuário natural emoldurado pela Serra dos Caiapós. A região tem mais de duas mil nascentes de águas, inclusive as do Rio Araguaia.

São portais de entrada do Parque Nacional das Emas os municípios de Chapadão do Céu, Mineiros e Serranópolis. A região é composta também por Jataí, Caiapônia, Paraúna, Piranhas e Serranópolis. Participaram da reunião de Mapeamento Estratégico da Região Pegadas no Cerrado ainda secretários de turismo de Rio Verde, Iporá e Portelândia.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas

 

   Região Vale da Serra da Mesa

A maior preocupação dos representantes da Região do Vale da Serra da Mesa é com a oscilação da lâmina d´água no reservatório. Os secretários de turismo de Colinas do Sul, Minaçu, Niquelândia e Uruaçu buscam fomentar os atrativos naturais com planejamento de visitas no lago e cachoeiras, capacitação de guias e investimentos no turismo de pesca, com um trabalho de recuperação e soltura de alevinos.

O Memorial Serra da Mesa, com valorização do ecoturismo é uma das principais propostas do município de Uruaçu, que recebe um grande número de turistas no carnaval, réveillon, na temporada de férias e festividades locais como o aniversário da cidade e uma tradicional cavalgada. Propõe investimentos no ecoturismo, com rigor na fiscalização contra pesca predatória.

O representante de Minaçu apresentou a proposta de reestruturação da praia e elogiou a iniciativa de planejamento do turismo para o desenvolvimento de uma alternativa econômica essencial para os municípios da região.

Para Colinas do Sul foram pedidos investimentos em infraestrutura e em manifestações tradicionais da comunidade como a Caçada da Rainha. As águas termais estão entre os principais atrativos do município.

O representante de Niquelândia considera prioritário o investimento em sinalização turísticas nas rodovias, em qualificação profissional, divulgação do potencial turístico nas escolas e preservação dos pontos de ecoturismo e promoção de esportes de aventura. São atrações no município a Festa da Mangaba, Torneio Nacional de Pesca, festival gastronômico, cavalgada evangélica, cavalgada rumo a Muquém e a tradicional Festa de Nossa Senhora D´Abadia de Muquém.

#regiãodovaledaserradamesa #minaçu #niquelândia #uruaçu #colinasdosul#memorialserradamesa #aguastermais #sinalizaçaoderodovias#caçadadarainha #qualificaçaoprofissional #ecoturismo#esportesdeaventura #festadamangaba #torneionacionaldepesca#festivalgastronomiconiquelandia #cavalgada #cavalgadaevangelica#cavalgadadomuquem #muquem #festadenossasenhoradabadiademuquem#goias #turismo #mapeamentoestrategico #goiasturismo #governodegoias#goiaslindodemais

A imagem pode conter: 10 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Região das Águas e Cavernas do Cerrado

O presidente da Goiás Turismo, Leandro Garcia, recebeu representantes da Região das Águas e Cavernas do Cerrado.

O prefeito de São Domingos, Cleiton Martins, demonstrou total interesse na elaboração do Plano Regional de Desenvolvimento Turístico, juntamente com os municípios de Formosa e Mabaí.

Segundo ele, entre os principais desafios estão o mapeamento e a divulgação dos atrativos turísticos, como a Cachoeira Angélica e o Morro do Meleque, a qualificação do pessoal que trabalha com o turismo, a melhoria de acesso aos pontos turísticos e o aproveitamento do grande número de visitantes do Parque Terra Ronca para atração de turistas para a cidade de São Domingos, município que contempla um dos maiores complexos de cavernas da América Latina, com mais de 200 pontos de visitação, entre grutas, lagos, morros e cachoeiras.

O secretário de turismo de Mambaí, Bruno Queiroz, ressaltou a importância da preservação ambiental nos municípios da região, considerando que são ricos em águas e com forte vocação para o ecoturismo. Há 15 anos o município vem crescendo, juntamente com Damianópolis, Buritinópolis e Sítio D’Abadia, graças ao estímulo no turismo de aventura, que vem sendo positivo para a movimentação do comércio local, como investimento em pousadas e hotéis.

O município de Formosa é agraciado com com o acesso fácil aos atrativos como o Salto do Indaiá, a Lagoa Feia e o Salto do Itiquira e possui um forte turismo religioso. Além dos atrativos naturais e religiosos, o município também conta com o Campeonato Mundial de Asa Delta e o Campeonato do Centro Oeste de Planador, recebendo diversos esportistas amantes dos saltos. O superintendente de turismo, Antônio Pimentel, informou que o desafio é investir em qualificação profissional para segurar os turistas no município, aproveitando antigos casarões e investimentos na estrutura hoteleira e defende uma publicidade agressiva, com divulgação dos atrativos no aeroporto de Brasília e nas rodovias da região.

A imagem pode conter: 10 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Região da Estrada de Ferro

O presidente da Goiás Turismo, Leandro Garcia, se encontrou com representantes dos municípios integrantes da Região da Estrada de Ferro.

Ressaltou-se que há um esforço coletivo pela volta do trem de passageiros, com foco no turismo, e um clamor por oportunidades para os artistas, artesãos e músicos da região.

Entre as propostas estão a restauração de prédios históricos, de estações ferroviárias, sinalização turística, placas informativas sobre os atrativos de cada município nas rodovias e melhorias na infraestrutura de acesso aos atrativos turísticos.

A diretora de Cultura, Turismo e Juventude de Orizona, Maria Aparecida Vieira, afirmou que o município é rico em manifestações culturais que atraem muitos visitantes e a fabricação da Cachaça de Orizona, bastante conhecida na região. A diretora solicitou o mapeamento da atividade turística do município.

Anápolis, que apesar de não fazer parte do grupo regional Estrada de Ferro, também esteve presente por apresentar uma parte do trilho da estrada em seu município.

Em Leopoldo de Bulhões, onde são realizadas as festas dos Sabores e do Tomate, o desafio é a promoção de eventos na natureza, que aproveitam o potencial das mais de 30 cachoeiras localizadas no município.

O diferencial de Silvânia é o turismo artesanal. Os artistas e artesãos do município estão entre os melhores do Brasil. A cidade está sendo transformada em um grande museu, com a restauração da estação ferroviária, do cinema, biblioteca e igrejas.

Em Santa Cruz, município que realiza as cavalhadas há mais de 200 anos, está sendo trabalhada a ideia de hospedagens nas casas dos próprios moradores, tendo como atrativos a hospitalidade dos goianos e a culinária tradicional do município.

Santa Cruz tem como atrações turísticas os grupos de contra dança, a banda da cidade e as folias de Reis e do Divino, a Cachoeira Maratá, onde são realizadas atividades de aventura e, neste ano de 2017, o município será a capital do estado por um dia.

Para Pires do Rio, uma das propostas é ressaltar o valor histórico do Museu Ferroviário, com projeções mapeadas.

A imagem pode conter: 22 pessoas, pessoas em pé e área interna

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo