Reunião entre Fornatur, Abeta e MTur trata da segurança no Turismo de Natureza
Fabrício Amaral, presidente do Fornatur, apresenta ao Ministério do Turismo, na semana que vem, levantamento feito pelos estados sobre as áreas consideradas críticas para tomada de medidas urgentes capazes de evitar acidentes como o ocorrido em Capitólio (MG)
O Turismo de Natureza seguro foi o tema da reunião virtual entre representantes estaduais do Turismo de todo o país, da Abeta e do Ministério do Turismo nesta quinta-feira (27/01). O encontro faz parte de uma série de reuniões que o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) vem fazendo para discutir a prevenção de acidentes durante a prática de ecoturismo, como a tragédia que aconteceu em Capitólio (MG) no início do ano.
Segundo o diretor executivo da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, Luiz Del Vigna, o Turismo na Natureza tem valor estratégico. Por isso, segundo ele, a Abeta trabalha com foco em “qualidade, segurança e sustentabilidade”. Em sua apresentação, Luiz destacou o trabalho da associação na construção de legislação para a área, divulgou oferta de capacitação e falou sobre o trabalho da Abeta com intenção de transformar o Brasil em referência nesse tipo de atividade turística.
A representante do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Claudia Lima Sacramento, contou que uma equipe do ICMBio está criando normativas para garantir mais segurança aos visitantes dos parques e unidades de conservação ambiental. Pelo Ministério do Turismo, Nicole Facure e Rafaela Lehmann falaram sobre os programas de segurança turística, turismo responsável, sustentabilidade e turismo de base comunitária, que estão sendo finalizados para ser colocados em prática.
Com participação em peso de técnicos e dirigentes estaduais do Turismo brasileiro, Fabrício Amaral, presidente do Fornatur, adiantou que na semana que vem estará em Brasília apresentando ao Ministério do Turismo os relatórios elaborados pelos estados contendo as áreas consideradas críticas para tomada de medidas urgentes, capazes de evitar novas tragédias. A partir desse material, vão ser criados planos de trabalho completos.
Fabrício, que também é presidente da Goiás Turismo, aproveitou para convidar os dirigentes estaduais de turismo para o 1º Congresso Brasileiro de Trilhas de Longo Curso, programado para o mês de maio próximo, em Goiânia, com a presença de palestrantes internacionais das principais trilhas do mundo e representantes de mais de 50 trilhas regularizadas.