Retomada do Turismo começa pelo mercado doméstico
É o que mostra o IV Boletim do Observatório da Goiás Turismo. Desde início da pandemia, agência realiza pesquisas sobre impactos da crise e cenários futuros para setor
O IV Boletim Panorama da Retomada do Turismo, divulgado pelo Observatório da Agência Goiana de Turismo (Goiás Turismo), traz resultados de pesquisas recentes que ressaltam as tendências atuais no setor. Ao acessar o boletim, é possível obter os principais dados do estudo feito pela plataforma Decolar, para identificar tendências de viagem no pós-pandemia, e a pesquisa do TRVL LAB, com o propósito de dimensionar e analisar os impactos da crise na indústria de viagens e de turismo.
O texto divulga, ainda, um recorte da pesquisa realizada pelo Observatório do Turismo de Goiás denominada "Melhores Práticas de Sanitização para receber Turistas e Visitantes: Região das Águas e Cavernas".
Decolar
Segundo pesquisa realizada pela plataforma Decolar, com base na experiência e na interação com os clientes, há um consenso de que a retomada começa pelo mercado doméstico. Os viajantes também estão optando por destinos que oferecem contato direto com a natureza e sem aglomeração, devido às limitações de isolamento impostas pelo novo coronavírus. O consumidor está claramente preocupado com sua saúde e segurança, buscando preferencialmente hospedagens e serviços que sigam os protocolos definidos pelas autoridades.
TRVL LAB
Outra pesquisa relevante e de ponta é a terceira sondagem realizada pela TRVL LAB, Laboratório de Inteligência de Mercado em Viagens. Foram ouvidos 419 viajantes e 300 empresas de Turismo, sendo que 85% delas atuam no mercado de agências de viagens. Segundo o estudo, dos viajantes que foram impactados pela Covid-19 com cancelamentos de seus planos, mais de 50% adiaram as viagens, e a maioria dos que adiaram (33%) remarcou para 2021.
Os índices de quem garante que irá viajar este ano estão baixos, mas o desejo continua alto: 65% dos consumidores continuam ativamente de olho em oportunidades de pacotes e promoções. Já as empresas mostram sinais tímidos de retomada, e confirmam que os clientes buscam destinos nacionais, escapadas e reservas de última hora.
Sanitização
A pesquisa “Melhores Práticas de Sanitização para receber Turistas e Visitantes: Região das Águas e Cavernas”, realizada pelo Observatório da Goiás Turismo, destaca a preocupação de comunidades e turistas no que se refere aos protocolos de biossegurança e seu alinhamento às determinações legais de cada local (Estados e municípios), bem como às orientações da Organização Mundial da Saúde.
Acesse o Boletim IV Boletim Panorama da Retomada do Turismo
Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo) - Governo de Goiás