Renovação do Cadastro do Turismo cresce quase 150% durante a pandemia

Tanto o registro de cadastros novos como o de renovações têm aumento em comparação com o mesmo período do ano passado

O número de novos registros no Cadastur de Goiás teve um crescimento de 92,8% de março a agosto de 2020 em relação aos mesmos meses de 2019, mesmo durante a emergência sanitária e com os empreendimentos turísticos fechados. Neste período foram registrados 933 novos cadastros e 805 renovações. No mesmo período de 2019 foram feitos 484 novos documentos e 331 renovações.

Cadastur é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de Turismo. O Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos é um programa executado pelo Ministério do Turismo que garante que o pessoal da área trabalhe na legalidade, o que dá segurança ao viajante. O Cadastur assegura que as empresas e profissionais registrados estão aptos ao exercício de suas atividades.

O levantamento feito pelo Cadastur em parceria com o Observatório do Turismo de Goiás aponta aumento no número de cadastros novos e de renovações desde a chegada da Covid-19. As renovações cresceram 143,2% na comparação de 2019 com 2020. Somando os que fizeram o cadastro pela primeira vez e as renovações, no ano passado foram 815 e agora, 1.738 registros. Mais que o dobro de 2019.

O total geral de cadastros ativos acumulado dos anos anteriores registrados até agora atinge a marca inédita de 4.381. Muitos prestadores estavam interessados nas linhas de crédito especiais oferecidas pelo governo para o Turismo, que exigem o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos. E com a flexibilização da economia e consequente reabertura dos atrativos e empreendimentos turísticos, os profissionais e empresas foram em busca do Selo Turismo Responsável, do Ministério do Turismo, que também requer inscrição no Cadastur.

Segundo a coordenadora Sandra Vital, para se chegar a esse número o Cadastur em Goiás, logo no começo da pandemia, fez um levantamento dos registros vencidos e constatou que eram muitos. A partir daí, a equipe do departamento, – que é pequena, mas muito dedicada – deu início aos mutirões de renovação, fazendo contato com empresários e profissionais que não estavam com a documentação em dia. E mesmo estando em teletrabalho, a equipe do Cadastur se desdobrou e conseguiu atender a todos com a eficiência de sempre.

Fabrício Amaral, presidente da Goiás Turismo, destaca a importância do Cadastur e do trabalho da equipe goiana. Para Fabrício, é fundamental ter dados confiáveis sobre a realidade das empresas do ramo formalizadas no Estado, porque isso impacta no diagnóstico de meios de hospedagem, bares e restaurantes de Goiás e se reflete nas linhas de crédito. Segundo o presidente da autarquia: “essas informações são essenciais para a construção de políticas públicas”.

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