Penúltimo boletim do ano aponta início da reação do Turismo goiano

Boletim XL mostra que a Região Turística do Vale do Araguaia apresentou crescimento de 28% na arrecadação do ICMS das atividades turísticas de janeiro a outubro de 2020 em relação ao mesmo período do ano passado. Mesmo com a pandemia em curso, em setembro e outubro os números começaram a indicar tendência de alta

O Boletim Especial XL apresenta dados do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) das Atividades Características do Turismo (ACT). As informações são da Secretaria da Economia do Estado, sistematizadas pelo Observatório do Turismo da Goiás Turismo. O estudo também compara a variação da receita de ICMS das ACT nas 10 Regiões Turísticas goianas de janeiro a outubro de 2020 em relação ao mesmo período de 2019.

A pesquisa traz os dados do ICMS mês a mês em todo o Estado e também a variação mensal por Região Turística. Em 2019, de janeiro a outubro, Goiás arrecadou R$ 125 milhões com ICMS da atividade turística. Em 2020, com a pandemia da Covid-19, o setor foi um dos mais afetados e a receita de ICMS no mesmo período foi de R$ 73 milhões.

Em setembro e outubro, apesar dos números ainda estarem em patamar inferior ao do ano passado, começaram a indicar uma leve tendência de melhora da receita estadual resultante das ACT , o que indica que a retomada da atividade turística é uma realidade, embora a pandemia ainda esteja em curso.

Regiões Turísticas

Ao verificarmos a variação da receita de ICMS das ACT nas 10 Regiões Turísticas de Goiás de janeiro a outubro de 2020, em relação ao ano anterior, constatamos que houve uma redução significativa no valor arrecado, mesmo naquelas regiões onde o fluxo de turistas tende a ser maior, como as RTs Negócios e Tradições, Águas Quentes, e Ouro e Cristais.

A queda mais acentuada foi registrada na Região Turística Águas e Cavernas do Cerrado, onde o valor arrecadado no período foi de 65%. A única exceção foi a Região Turística do Vale do Araguaia, onde mesmo com a pandemia em curso o valor arrecado com receita de ICMS resultante das ACT cresceu 28% de janeiro a outubro de 2020, em relação ao mesmo período do ano passado.

Acompanhe este e os demais boletins, clicando na imagem abaixo
CLIQUE NA IMAGEM

 

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo