Pegadas no Cerrado vai planejar retomada do Turismo pós pandemia
Os novos desafios foram discutidos em reunião virtual realizada pela Goiás Turismo
A Região Turística Pegadas no Cerrado vai elaborar um planejamento para a retomada do turismo pós pandemia. Os novos desafios do setor foram discutidos durante uma reunião online, promovida pela Goiás Turismo, com representantes dos 16 municípios que compõem a região.
Com o tema "Desafios e ações futuras aos gestores e empresários de turismo", a reunião contou com 22 participantes. Além do presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral e assessores, gestores e empresários locais, também estiveram na videoconferência, a coordenadora geral de Mapeamento e Gestão Territorial do Ministério do Turismo, Ana Carla Moura, e o presidente da Comissão de Turismo da Alego, deputado Coronel Adailton.
O presidente Fabrício Amaral, que comandou a reunião, disse que é preciso estabelecer diálogo e organização para o enfrentamento da crise. Ana Carla Moura ressaltou a importância da governança regional e integração entre os municípios. Já o deputado Coronel Adailton lembrou que, neste momento, é de extrema importância um planejamento antecipado, captação de ideias, sugestões e projetos.
Os dirigentes municipais, empresários, presidentes de associações e conselhos municipais falaram das dificuldades que estão enfrentando e ressaltaram a necessidade de um amparo do Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo. Entre eles, a gestora de Jandaia, Marta Brito, que defendeu a adoção de um planejamento visando o fortalecimento dos fóruns municipais de turismo. Com isso, segundo ela, é essencial a capacitação dos municípios. O empresário de Mineiros, Nélio Carrijo, afirmou que os municípios terão dificuldades para retomar as atividades e contam com o Governo para dar um suporte nas ações.
A Região Turística Pegadas no Cerrado fica no Sudoeste do Estado e agrega o maior número de municípios entre as 10 regiões goianas que fazem parte do Mapa Brasileiro do Turismo: Aurilândia, Bom Jardim de Goiás, Caiapônia, Chapadão do Céu, Jandaia, Jataí, Maurilândia, Mineiros, Paraúna, Perolândia, Piranhas, Portelândia, Rio Verde, Santa Rita do Araguaia, Serranópolis e Turvelândia. De acordo com as projeções, o turismo de natureza deve ser uma tendência pós pandemia, o que pode favorecer a região, que oferece turismo de aventura e ecoturismo, com dezenas de trilhas, cachoeiras, piscinas naturais e águas termais, além de sítios arqueológicos.
Desde o início da crise, o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, tem se reunido com representantes do trade e das cidades do interior para receber as demandas e traçar ações futuras para a retomada do Turismo. A próxima videoconferência será com a Região Vale do Araguaia.