Observatório do Turismo divulga novo estudo sobre impactos da pandemia no setor de eventos em Goiânia
O levantamento levou em conta os eventos que estavam marcados até o mês de novembro de 2020. O Boletim também traz números das pesquisas de sondagem empresarial realizadas pelo Observatório
O XXII Boletim Especial, divulgado pelo Observatório da Goiás Turismo, traz números sobre as perdas, causadas pela crise sanitária, no setor de Eventos em Goiânia. Segundo o estudo, solicitado pelo Goiânia Convention e Visitors Bureau, a estimativa do impacto direto, entre março a novembro de 2020, é de R$ 42.807.063,00, com o cancelamento dos eventos que estavam confirmados no período. Já o valor estimado geral – que leva em conta a movimentação de toda cadeia produtiva – é de R$ 86.898.337,89.
Para composição da estimativa, foram utilizados os dados referentes ao público estimado para os 26 eventos captados para 2020, o gasto médio por dia nos eventos de 2019 e o tempo médio de permanência dos visitantes, de acordo com as pesquisas já realizadas pelo Observatório do Turismo.
Segundo o estudo, a pandemia tem afetado fortemente o Turismo, mas as empresas ligadas ao setor de Eventos estão resistindo na manutenção e inovação de seus negócios mesmo com a evolução da pandemia no mundo todo.
Sondagem Empresarial
O XXI Boletim Especial do Observatório do Turismo também traz dados comparativos entre as Pesquisas de Sondagem Empresarial I (realizada entre 8 a 27 de abril) e II ( aplicada entre 2 de junho a 14 de julho).
De acordo com o levantamento, que envolveu vários segmentos ligados ao Turismo, o percentual das empresas que deram baixa definitivamente em seus CNPJs, subiu de 4,4% para 13,1% de uma pesquisa para outra.
O Boletim informa, ainda, que nos meses de janeiro e fevereiro não houve um impacto da Covid-19, com uma concentração de 68,8% das respostas para “não afetou”, sobre o faturamento das empresas na Pesquisa de Sondagem 1, e 59,3% na Pesquisa de Sondagem 2. Para a maioria, o vírus ainda não estava disseminado no estado de Goiás, mas a partir do mês de março nota-se uma inversão drástica: 40%, indicaram que seus empreendimentos estavam sendo impactados em até 100% no faturamento. Em abril, 69,2% dos respondentes citaram que seus negócios sofreram quedas de até 100%, de acordo com a Pesquisa de Sondagem 1. Já no mês de maio, 65,9% registraram um impacto de até 100% no faturamento, segundo a Pesquisa de Sondagem 2.
O Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo, se apoia em pesquisas para vencer desafio da Covid-19. O Observatório do Turismo , que é referência no país, tem realizado estudos para nortear o setor durante e após a pandemia, além de divulgar boletins semanais com dados sobre o cenário econômico atual.