Observatório do Turismo alerta para o novo normal nas empresas pós pandemia
XI Boletim Especial mostra que a resiliência pode ser o diferencial neste novo cenário
O XI Boletim Especial do Observatório do Turismo, da Goiás Turismo, alerta para uma nova realidade que deve surgir pós pandemia. Segundo o estudo, líderes e empresários precisam ser resilientes para se permitir viver o novo normal.
De acordo com o levantamento, nos três últimos meses as mudanças se intensificaram em função da pandemia da Covid-19. Nossa rotina foi alterada, em princípio pelas medidas de isolamento social, que impôs novas formas de interação social e de trabalho. Grandes empresas tiveram que liberar seus funcionários para trabalhar em casa, de forma remota, mesmo sem treinamento adequado, e o resultado tem sido positivo. É o que revela pesquisa da ISE Business School. De acordo com o estudo, 80% dos gestores no país aprovam o home office; 60% dos respondentes afirmaram que o trabalho remoto ajudou a melhorar sua eficiência e, consequentemente, sua produtividade.
O Observatório do Turismo traz, ainda, uma pesquisa, realizada no último mês de maio com 38 empresas goianas, pelo Instituto Gyntec Academy em parceria com a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação de Goiás e Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro, com apoio do Fórum Aliança pela Inovação, apontando que 60,5% buscaram adaptar seus serviços e processos em meio à pandemia. De acordo com as empresas ouvidas, 55,3% demitiram funcionários. Por outro lado, 44,7% daquelas que contrataram ou mantiveram a quantidade de colaboradores tem alguma relação com a tecnologia. Segundo o vice-presidente do Conselho Temático de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CDTI) da Fieg e co-funder do Instituto Gyntec Academy, Marcos Bernardo, a pesquisa aponta uma constatação de que o setor da tecnologia teve melhor adaptabilidade à crise provocada pela Covid-19.
O Boletim do Observatório do Turismo afirma que, segundo especialistas em administração, novos tempos exigem novos comportamentos, competências e habilidades. Acesse o boletim completo no link: