Observatório do Turismo alerta para necessidade de ações planejadas na retomada do setor
Estudo já está disponível site da Goiás Turismo. Este é o XVIII Boletim "Panorama da Retomada do Turismo em Goiás 2021".
O Observatório da Goiás Turismo divulgou, em seu último boletim (Panorama da Retomada do Turismo em Goiás 2021), o resultado da "Pesquisa de Percepção do Turismo nos Municípios Goianos", com o objetivo de obter a opinião das comunidades sobre o desenvolvimento do turismo e dimensionar a satisfação com o setor. O levantamento foi realizado no formato on-line, do dia 21 de janeiro de 2021 a 01 de junho de 2021. Os dados são contextualizados com recortes do Código Mundial do Turismo, escrito pela Organização Mundial de Turismo (OMT).
Pesquisa
A maioria dos respondentes das 10 regiões turísticas concorda, totalmente ou parcialmente, que o turismo beneficia a economia dos seus municípios. Além disso, os participantes, em sua maioria, concordam totalmente ou parcialmente que o turismo ajuda a preservar e a celebrar a cultura. As opiniões ficam divididas no que se refere aos impactos que o turismo pode causar aos recursos naturais das regiões.
O Observatório alerta que o turismo tem um caráter complexo e dinâmico e, por essa razão, é fundamental que as ações sejam definidas e colocadas em prática, de forma planejada. “Somente por meio da formulação e implementação de políticas adequadas é que os governos locais poderão reverter os benefícios do turismo em favor das comunidades locais evitando, ao mesmo tempo, danos ambientais”, afirma o relatório.
Segundo o estudo, é inegável a potencialidade do turismo em Goiás, portanto torna-se irreversível o desenvolvimento deste setor. O mercado apresenta vantagens baseadas na diversidade de seus diversos destinos turísticos e na oferta de preços competitivos. No entanto, o documento afirma que, mesmo contando com tantos aspectos positivos, Goiás ainda busca um lugar de destaque na lista dos destinos mais desejados dos viajantes.
O Observatório alerta, ainda, que não há dúvidas de que o setor pode alçar voos mais altos, pois o Estado detém as condições necessárias para gerar resultados econômicos e sociais, de forma sustentável.
O relatório conclui que ainda estamos em pandemia, mas com o processo de vacinação em curso a retomada das atividades vem acontecendo de forma processual. De acordo com especialistas em turismo, a retomada plena das atividades ocorrerá somente após a vacinação massiva da população e exigirá a adoção permanente de protocolos de segurança em todo o setor.
Acesse o Boletim completo