Observatório da Goiás Turismo divulga resultado de pesquisa sobre os impactos da pandemia no setor

Pesquisa de Sondagem Empresarial foi realizada no primeiro trimestre deste ano. Dados estão no XIII Boletim "Panorama da Retomada do Turismo em Goiás 2021"

O Observatório da Agência Estadual de Turismo de Goiás (Goiás Turismo) divulgou, neste final de semana, o XIII Boletim "Panorama da Retomada do Turismo em Goiás 2021", que traz os principais resultados da primeira pesquisa de sondagem empresarial deste ano, realizada nos meses de janeiro, fevereiro e março. O Observatório realizou levantamento dos impactos da pandemia no setor turístico, visando nortear as ações e políticas públicas em cada região de Goiás. A pesquisa foi realizada no formato on-line, com perguntas abertas e fechadas, e contou com a participação de 66 respondentes. 

De acordo com a pesquisa, metade das empresas já demitiram ou vão dispensar funcionários durante a pandemia; 24,2% preveem a redução de mais de 75% no faturamento em 2021; 56,1% possuem necessidade de crédito no momento. Em contrapartida,  42,4% dos entrevistados acreditam que haverá recuperação do Turismo este ano. 

Segundo o Boletim, outro ponto importante da pesquisa são os comentários dos empresários e autônomos no que se referem ao cenário atual. Eles destacam a importância da vacinação em massa, além de defenderem a isenção de impostos e investimento federal nos municípios. 

As opiniões se dividem, mas todos possuem o mesmo propósito, que é manter seus negócios a partir da aceleração na aplicação das vacinas, reforço nos protocolos e viabilização, por parte do Estado, do acesso às linhas de crédito. Segundo o estudo , a partir dos gráficos apresentados, é evidente o esforço das empresas goianas de se manterem em funcionamento, mesmo diante do cenário de pandemia.

Acesse o levantamento completo, com todos gráficos e análises
Clique na Imagem

 

Nova Pesquisa

O Observatório da Goiás Turismo iniciou a "II Pesquisa de Sondagem Empresarial 2021" para levantar os impactos da crise, causada pela pandemia do novo coronavírus, no setor turístico no Estado. O levantamento vai analisar o cenário empresarial nos meses de abril, maio e junho deste ano. 

Segundo a coordenadora do Observatório, Giovanna Tavares, a pesquisa,  que começou no ano passado, é realizada a cada três meses para avaliação contínua do Turismo em Goiás. 

Para participar, o empresário deve responder ao questionário on-line. Para isso, basta acessar o link
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScXTv0ELJBZHbjkDJjK6MRMYbJJvzqPCcliGFV5poIkeK4e3w/viewform

 

Agência Estadual de Turismo de Goiás (Goiás Turismo) – Governo de Goiás

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo