Municípios do Vale do Araguaia defendem retorno planejado do Turismo
Ainda não há uma decisão sobre a Temporada Araguaia
O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, se reuniu nesta quarta-feira, 6, com representantes da Região Turística Vale do Araguaia, para discutir os desafios diante da pandemia de coronavírus. Além de gestores e empresários locais, também estiveram na videoconferência a coordenadora do Sebrae Região Norte, Rubya Karla, o presidente da Comissão de Turismo da Alego, Deputado Coronel Adailton, e o coordenador da Operação Férias no Araguaia do Corpo de Bombeiros, Tenente Coronel Ricardo Duarte.
O Vale do Araguaia é composto por 7 municípios: Aragarças, Aruanã, Baliza, Britânia, Mundo Novo, Nova Crixás e São Miguel do Araguaia. A região é rica em terras férteis e atrativos turísticos. Além dos problemas comuns a todos os municípios, que enfrentam os efeitos da crise provocada pela pandemia, o grande problema da região é a Temporada do Rio Araguaia, que já começaria no próximo mês de junho indo até setembro. Todo o Vale do Araguaia recebeu, na última temporada, cerca de 1,5 milhão de turistas. Os empresários e gestores locais relatam dificuldades financeiras por causa das medidas de isolamento social. No entanto, já existe a avaliação de que a Temporada não será viável, caso a curva de contaminação pelo coronavírus continue crescendo, como analisa a Secretaria de Turismo de Aragarças.
O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral explicou que ainda não há uma decisão do Governo de Goiás sobre a Temporada Araguaia deste ano, devido à gravidade da pandemia. "Não podemos colocar a vida das pessoas em risco", afirmou. Todos os participantes concordaram que o turismo na região só deve ser retomado de forma gradual e planejada. Um documento, com propostas de ações coordenadas e seguindo protocolos de segurança, deve ser elaborado pelos municípios para ser entregue ao Governador Ronaldo Caiado.
Desde o início da crise, o Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo, tem se reunido com representantes dos municípios para receber as demandas e traçar ações futuras para a retomada do Turismo.