Governo de Goiás anuncia pacote de medidas para o turismo Impacto econômico será superior a R$ 1 bi no setor em 2017
O governador Marconi Perillo anunciou na tarde deste 6 de fevereiro, em entrevista coletiva no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, pacote de medidas e investimento no turismo goiano. Segundo ele, a meta é atrair mais de um milhão de novos visitantes para o Estado e, com isso injetar, na economia aproximadamente R$ 1 bi. Com foco no ganho empresarial e na cadeia produtiva do turismo, as medidas terão como parceiros estratégicos as entidades representativas do trade turístico, prefeituras municipais, Sebrae, Senac, UEG, Ministério do Turismo, ICMBio, DNIT, e ainda cooperações com as secretarias e órgãos do Governo do Estado.
Em discurso, o governador comentou que “o turismo no estado de Goiás tem se apresentado como um setor em franco crescimento, movimentando a economia e gerando trabalho e renda para muitas localidades, o que contribui de forma considerável na balança comercial do Estado”. Destinos como Caldas Novas e Rio Quente, Pirenópolis e Cidade de Goiás, Chapada dos Veadeiros, Goiânia e Trindade, dentre muitos outros, serão alvo de investimentos e promoção turística, na estratégia de manter os bons resultados do setor para o ano de 2017.
O pacote contempla dez medidas de promoção, infraestrutura e investimento no turismo goiano:
1. Trade turístico – R$ 4,1 milhões destinados a apoio das entidades do setor com projetos e ações de promoção, atração e captação de eventos.
2. Plano de Marketing – R$ 11,5 milhões direcionados para promoção da campanha GOIÁS LINDO DEMAIS, com veiculação em mídias impressas, rádio, TV e plataformas web.
3. Parques de Goiás – R$ 1 milhão investidos em projetos e melhorias nas Unidades de Conservação para incentivar a usabilidade dos maiores equipamentos turísticos naturais do Estado.
4. Infraestrutura – Investimento inicial de R$ 3,2 milhões em plataformas flutuantes, para melhoria dos acessos ao rio Araguaia, nas cidades de Aruanã e São Miguel do Araguaia, e a implantação da Casa do Turismo em Goiânia.
5. Circuitos Turísticos – R$ 9,7 milhões para o fortalecimento dos Circuitos Gastronômico, Cavalhadas de Goiás, Cultural, Celebrar, Criativo, Vivências ao Ar Livre, Sertanejo Goiás, Empresarial, Circuito do Conhecimento e Circuito da Fé e dos Romeiros.
6. Missões Internacionais – Participação em feiras, promoção dos destinos prioritários e captação de investimentos para o setor.
7. Cooperações Técnicas – Desenvolvimento de projetos compartilhados entre Agetop, Secima, UEG, Segplan, Sefaz, SED e Seduce, com foco no aumento da competitividade dos destinos e produtos turísticos.
8. Pesquisas e Monitoramento – Aumentar a monitoria dos dados turísticos para nortear o planejamento estratégico das ações, objetivando alcançar maiores resultados.
9. Centro de Tecnologia do Turismo – Aumentar a competitividade dos destinos turísticos através da implantação de um núcleo, onde serão desenvolvidos vídeos, áudios, aplicativos, sites, a serem disponibilizados para os municípios.
10. SET (Sistema Estadual de Turismo) – Promover o fortalecimento das instâncias de governanças regionais e colegiados locais, através da sistematização das políticas públicas.