Goiás Turismo planeja ações para a Chapada dos Veadeiros, Lagos do Paranaíba, Pegadas do Cerrado e o Vale da Serra da Mesa
Prosseguem hoje na Goiás Turismo as reuniões regionais do Planejamento Estratégico do Turismo 2017/2018. O objetivo é alinhar o cronograma e as ações para o fortalecimento do setor, valorizando o potencial dos destinos turísticos nos 49 municípios que integram o Mapa Turístico do Estado de Goiás, contemplando as dez grandes regiões turísticas de Goiás.
Hoje (7/3), às 9 horas, será realizada a reunião com os representantes com a Região da Chapada dos Veadeiros (Alto Paraíso, Cavalcante, São João D’Aliança e Teresina de Goiás). Às 10h30 a reunião terá a participação de representantes da Região dos Lagos do Paranaíba (Itumbiara, Lagoa Santa, São Simão e Três Ranchos). Às 14 horas, serão discutidas as ações para o desenvolvimento do turismo na Região Pegadas do Cerrado (Caiapônia, Chapadão do Céu, Jataí, Mineiros, Paraúna, Piranhas e Serranópolis). Às 16 horas, será a vez da Região Vale da Serra da Mesa (Colinas do Sul, Minaçu, Niquelândia e Uruaçu).
As reuniões para o Planejamento Estratégico do Turismo prosseguem no dia 13 de Março, a partir das 9 horas com as ações para a Região das Águas e Cavernas do Cerrado (Formosa, Mambaí e São Domingos). A última reunião será às 10h30 com os representantes do setor de turismo na Região da Estrada de Ferro ( Bonfinópolis, Ipameri, Leopoldo de Bulhões, Orizona, Pires do Rio e Silvânia).
Ontem representantes de 21 municípios participaram das reuniões, coordenadas pelo presidente da Goiás Turismo, Leandro Garcia. Todos demonstraram grande interesse em trabalhar de forma integrada e planejada com o Governo do Estado de Goiás, buscando melhorias na estrutura de acesso aos destinos turísticos. Ontem, na abertura dos trabalhos, o presidente defendeu o estabelecimento de um pacto estadual pelo turismo, envolvendo o empresariado, entidades do setor, autoridades municipais e a própria população beneficiada pela beleza de lagos, cachoeiras, parques ambientais, rios e águas quentes em Goiás.
Ele ressaltou o valor do turismo como a arte de vender a felicidade, lembrando ser uma atividade com retorno rápido, que movimenta a economia e gera um grande número de empregos. O deputado Virmondes Cruvinel, presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, participou das reuniões. O deputado elogiou a iniciativa e falou da importância da criação do ICMS do Turismo, com apoio financeiro aos municípios que atenderem requisitos rigorosos para estruturação do setor, com preservação do meio ambiente.