Goiás Turismo faz levantamento da infraestrutura do Caminho de Cora
Técnicos da Goiás Turismo encerraram o levantamento das condições de infraestrutura do Caminho de Cora Coralina, ao longo de todo o trecho de 300 km que liga Corumbá à cidade de Goiás. A equipe da autarquia realizou uma operação pente fino na trilha para marcar todos os pontos que precisam de intervenção, como pontes, cercas, porteiras, bifurcações e sinalização, além de identificar pontos de apoio. Segundo a coordenadora do Caminho, Alexandrina Alves, a partir desse levantamento será divulgado o relatório com as demandas e, após essa fase, começa a elaboração dos projetos de estruturação para melhorar as condições da trilha aos caminhantes e ciclistas. Alexandrina Alves disse que o trabalho tem mobilizado a comunidade local. A expedição, realizada nos municípios e povoados, contou com a colaboração das prefeituras de Goiás, Itaguari e São Francisco, além do Hostel Vovó Catarina, Pousada Miranda e Goyazes Turismo.
Na última segunda-feira, 13, o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, assinou convênio com a Caixa Econômica Federal que vai garantir 1 milhão e 390 mil reais para o Caminho de Cora Coralina. Os recursos serão investidos na melhoria da infraestrutura do percurso. A verba será liberada a partir da aprovação dos projetos pela CEF. De acordo com a gerente de projetos da Autarquia, Cristiane Mancini, os prazos e critérios são rígidos.
O Caminho de Cora Coralina é uma trilha de 300 quilômetros, que passa por 8 cidades e 8 povoados, reunindo cultura, fé, poesia, natureza e aventura. A expectativa é captar novos investimentos, além da geração de emprego e renda. Segundo o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, o objetivo é tornar o atrativo uma referência em infraestrutura e acolhimento no Brasil e no exterior.