Goiás entra na onda do "saco cheio"
A ideia é tirar a semana de folga escolar entre dois feriados de outubro para descansar e renovar as energias
O estado de Goiás entrou na brincadeira que iniciou na Alemanha e mais de 50 mil pessoas vão tirar uma folga escolar na semana que vem. É que está chegando dois feriados, o do dia 12, quando é comemorado o Dia da Padroeira do Brasil, e o dia 15, dos Professores. Na Europa já virou costume escolas pararem durante a chamada Semana da Primavera. As escolas promovem passeios e viagens para crianças e adolescentes. No Brasil, desde 1992, escolas incentivam a viagem de formatura de estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio.
Esta é a primeira que o estado de Goiás irá promover o descanso, chamado por aqui de Semana do Saco Cheio. As escolas estaduais e a prefeitura de Goiânia irão emendar os feriados e só voltam às atividades no dia 19.
Roteiros e destinos
Uma dica para quem faz parte dessa turma que não vai trabalhar por uma semana, é aproveitar os dias para conhecer roteiros e destinos de Goiás. Viajar dentro do nosso estado é mais barato e é muito divertido e interessante. Tem aventuras para todos os gostos, desde passeios ecoturísticos, com mergulho em lagoas de águas cristalinas e banhos de cachoeira, a cidades históricas, religiosas e místicas.
Outra deliciosa – em todos os sentidos – ideia é aproveitar o descanso e participar do Festival Gastronômico de Goiânia, promovido pela Goiás Turismo, dentro do evento Cozinha Goiás. O Festival vai de 15 a 18 de outubro, na Vila Cultural Cora Coralina, no Centro de Goiânia.
Escolhemos 11 destinos dentro de Goiás, aqui pertinho que podem ser a salvação do seu feriado:
Caldas Novas – A Maior manancial hidrotermal do mundo!
Maior manancial hidrotermal do mundo e dotada de diversificado parque hoteleiro, com parques aquáticos e piscinas hidrotermais, recebe anualmente mais de dois milhões de turistas de todas as idades. Além das águas termais, o ecoturismo é forte vocação no município. Ele se encontra às margens do lago da Represa de Corumbá e possui o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, com suas trilhas e cachoeiras. Outro ponto alto é o Santuário de Nossa Senhora Salete, localizado no Morro do Capão, proporcionando uma vista contemplativa da cidade. É muito procurado para meditação e reflexão. Outro local com forte energia espiritual é o Jardim Japonês, um passeio pela tradição budista. Inúmeros eventos realizados durante todo o ano contribuem ainda mais na atração de turistas.
Alto Paraíso – Misticismo, aventura e cachoeiras!
Recebe turistas do mundo inteiro atraídos pela beleza do lugar, com suas mais de 120 cachoeiras catalogadas. Na cidade há também um herbário organizado por um profundo conhecedor das propriedades medicinais das plantas do cerrado. O clima de misticismo e espiritualidade é muito presente em Alto Paraíso. Você encontra uma cozinha vegetariana variada, em razão da influência de pessoas de diferentes partes do Brasil e do mundo que se mudaram para lá e são proprietárias de restaurantes, lanchonetes e pousadas que oferecem uma comida saudável, criativa e saborosa. Em Alto Paraíso está a Vila de São Jorge, porta de entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que detém o título de Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Nessas localidades encontram-se pousadas aconchegantes, spas, espaços místicos e templos. É também o destino preferido dos amantes de esportes e atividades de aventura na natureza.
Itumbiara – Pesca do tucunaré atrai amantes do esporte!
A região do Lago da Represa do Rio Paranaíba promove encontros para a prática da pesca esportiva, sendo destaque a pesca do tucunaré. Vale a pena visitar o Museu da Cultura e a ponte pênsil Affonso Penna, tombada como Patrimônio Histórico Nacional pelo Iphan. O calçadão da Avenida Beira-Rio oferece um cenário para caminhadas ao longo da orla, bem como desfrutar dos bares e restaurantes.
Formosa – Maravilhas da natureza!
Formosa influencia na formação de três importantes bacias hidrográficas do Brasil – Amazonas, Prata e São Francisco. Possui forte potencial turístico e é privilegiada por conter em seus limites grandes maravilhas da natureza. Dentre seus atrativos está o Salto do Itiquira, que com 168 metros de queda livre é o maior salto do Planalto Central e está em uma reserva formada por corredeiras, mirantes, canyons e mais de 35 nascentes puríssimas de águas cristalinas. Outro ponto turístico de destaque é a Lagoa Feia. Com 400 metros de largura e 7 km de extensão, está próxima ao centro da cidade e possui várias trilhas para passeios. No Vale do Paranã é realizado, todo ano, o campeonato mundial de voo livre. Outro destaque é o Buraco das Araras, com trilhas que levam a diversas cavernas.
Trindade – Fé que reúne multidões
“Capital da fé” dos goianos, situada a 25 Km da capital, Trindade possui seu ápice na Romaria do Divino Pai Eterno, que é iniciada na última sexta-feira de junho de cada ano e se estende até o domingo da primeira semana de julho. Realizada há quase dois séculos, é considerada o segundo maior evento religioso do Brasil. Em 2014 quase 3 milhões de fieis passaram pelo município nos dez dias de festa e lotaram o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, único santuário do mundo dedicado ao Divino Pai Eterno. Muitos dos fieis saem de Goiânia a pé, no tradicional percurso de 17 Km da GO-060, conhecida como Rodovia dos Romeiros. Durante todo o ano turistas visitam o Santuário Basílica em demonstração de fé e religiosidade.
Goiânia – Capital dos negócios e qualidade de vida!
Planejada na década de 30, Goiânia, apesar de jovem, é reconhecida mundialmente por seu acervo arquitetônico Art Déco. Localizada no coração do Brasil, a capital de Goiás mescla o clima cosmopolita dos negócios com o jeito de receber bem do goiano. Com uma combinação única de ruas arborizadas, parques urbanos e um bom número de hotéis, restaurantes e centros de convenções, é um dos destinos turísticos mais importantes do Brasil, especialmente em congressos e eventos. A vida cultural, gastronômica e de lazer na cidade são pontos altos para moradores e visitantes. Goiânia também é famosa pelos bares nas calçadas. Nada expressa mais a goianidade do que escolher um bar favorito para o happy hour com os amigos. A vida noturna está entre as melhores do Brasil. O final da noite está garantido em excelentes clubes. O turismo de saúde também é destaque no município, que conta com vários centros médicos e profissionais de referência. Outro segmento é o de compras, que atrai visitantes e lojistas de todo o Brasil. Eles frequentam desde centros comerciais e shoppings a feiras como as tradicionais Hippie, da Lua e do Sol. Também passam pelo polo de moda atacadista e varejista localizado em torno da Estação Rodoviária de Goiânia, que reúne mais de vinte mil lojistas.
Aruanã – Grande praia de Goiás!
Maior e mais desenvolvido destino do Rio Araguaia, Aruanã conquistou, após a revitalização de seu porto, uma estrutura invejável para a pesca e para a prática de esportes náuticos. O município conta com estrutura hoteleira e de serviços. À margem do rio, luxuosos e tradicionais acampamentos são montados com todo o conforto da vida moderna, como antenas parabólicas, sonorização, chuveiros de água quente e até mesmo heliportos. Nas planícies que acomodam o leito do rio Araguaia existem milhares de lagos e lagoas que são excelentes para a prática da pesca esportiva.
Cidade de Goiás – Patrimônio cultural da humanidade!
Conhecida carinhosamente pelo nome de Goiás Velho, a antiga capital do Estado foi fundada no Ciclo do Ouro e retrata o período colonial brasileiro de uma maneira muito particular, razão pela qual é Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. O traçado urbano é um exemplo do desenvolvimento de uma cidade mineira com as adaptações às condições do local, como os limites impostos pelo Vale do Serra Dourada e o Rio Vermelho. Entre suas manifestações culturais destaque para a Semana Santa, em especial para a Procissão do Fogaréu, que recebe visitantes de todo o País. A cidade também é muito conhecida pela poetisa Cora Coralina. Sua casa se tornou um museu bastante visitado. Para quem gosta de visitar belas igrejas, a Cidade de Goiás é o local certo. Possui, ainda, opções de cachoeiras e rios para os visitantes se refrescarem. Uma opção é a Cachoeira das Andorinhas.
Cavalcante – Berço dos Kalunga!
É o berço dos povos da Chapada dos Veadeiros. Ainda guarda a simplicidade e a riqueza das comunidades da região. Abriga quase 70% da área total do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, onde se concentram grandes quantidades de cachoeiras, rios, serras e cânions próprios para atividades ao ar livre. Localiza-se no destino o Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, a maior comunidade quilombola do País, e diversas festas tradicionais com características únicas, entre elas, o Império de Nossa Senhora D’Abadia na comunidade Kalunga.
Pirenópolis – Onde a tradição e cultura correm livres pelas ruas de pedra!
Cidade colonial com belos cenários históricos, dezenas de cachoeiras e vida noturna movimentada. Patrimônio Histórico Nacional, guarda casarões do século XVIII e fazendas tombadas. É um retrato vivo da história goiana. A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário é o maior e mais antigo monumento histórico do Centro-Oeste brasileiro, construída em 1727. Por estar localizada a pouco mais de 120 km tanto de Goiânia quanto de Brasília e ter boa variedade de pousadas, além de um conjunto interessante de restaurantes com forte apelo gastronômico e festividades tradicionais, Pirenópolis se tornou um retiro de fim-de-semana para moradores das duas capitais. Os melhores restaurantes e a maior parte da vida noturna estão concentrados ao longo, ou nas proximidades, da Rua do Rosário, conhecida como Rua Lazer. Alguns destaques da cidade são a fazenda Babilônia, que resgata a culinária brasileira em um banquete com cerca de 40 itens, e a Reserva Vagafogo, pioneira no desenvolvimento de atividades de ecoturismo e ainda oferece um brunch com mais de 60 produtos, dos quais 90% são produzidos lá. O Parque Estadual Serra dos Pireneus oferece várias trilhas com paisagens incríveis. A Cidade de Pedra, sítio arqueológico, é um espetáculo da natureza. Outro grande atrativo é a produção de joias em pedras e pratas, além de mobiliário rústico. Destaque, ainda, para as inúmeras cachoeiras.
Corumbá de Goiás – Cavalhadas e cachoeiras!
Em Corumbá, mesmo nos finais de semana, a atmosfera é tranquila, quase bucólica. O centro da cidade tem seu charme. Destaque para a Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha, com quase 300 anos de história, restaurada recentemente pelo Iphan. O Salto de Corumbá atrai turistas que buscam contato com a natureza e a prática de esportes ao ar livre. Destaque para as tradicionais Cavalhadas de Corumbá de Goiás, que são realizadas há mais de 50 anos durante a festa da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Penha.