Fórum Nacional dos Dirigentes de Turismo debate como superar entraves do setor
Sob o comando de Fabrício Amaral, presidente do Fornatur e da Goiás Turismo, o colegiado se reúne em Manaus (AM) para discutir formas de fomentar o Turismo nos estados neste período
A 15ª Reunião Extraordinária do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo foi realizada nesta quinta-feira (31/03), em Manaus (AM), no Rio Negro, a bordo do barco Rio Negro Queen. Além dos dirigentes do Turismo estadual, o encontro contou com a presença de representante do Ministério do Turismo e de convidados. O Fornatur tratou de ações para reagir ao tempo perdido pelo setor com a pandemia.
Tiago Antonelli, do Serviço Geológico do Brasil, contou que o trabalho de avaliação de áreas de risco aumentou bastante desde o acidente natural em Capitólio (MG), e que as equipes vem levantando informações e definindo metodologias para municiar os estados. Glauco Fuzinatto, presidente da associação internacional Visit Brazil Travel Association, a VBRATA, falou sobre a atuação global da entidade, que oferece oportunidades de promoção internacional do Brasil.
Em seguida, Cláudio Júnior, da BBC Eventos, que realiza a Brazil Travel Market, fez uma apresentação sobre a BTM, marcada para outubro próximo, em Fortaleza (CE). Jurema Monteiro, diretora da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), agradeceu aos estados que já integram o programa “Voar de Novo”, de estímulo à retomada de viagens. Outro tema em pauta foi a importância da parceria com o Sebrae, fundamental para o setor turístico.
A formatação de propostas junto ao MTur sobre as novas regras do Programa de Regionalização e o Mapa Turístico não podiam ficar de fora. O presidente Fabrício pediu a ajuda dos dirigentes, com cada Estado enviando seus cases de sucesso para compartilhar experiências. Sobre a profissionalização do Fórum, Fabrício solicitou parecer jurídico para viabilizar a transferência de recursos dos Estados para o Fornatur.
O presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo e da Agência Estadual de Turismo, Fabrício Amaral, assumiu o compromisso de levar as demandas do setor ao MTur e marcou nova rodada de conversas com os dirigentes estaduais para a semana que vem. As ações do Fornatur para 2022, alternativas para concretizar ideias em favor do Turismo nacional com ajuda dos vices regionais e visitas técnicas para conhecer as boas práticas do Turismo local também fizeram parte da agenda do Fórum no Amazonas.
Para Sérgio Litaiff Filho, presidente da Amazonastur, anfitrião do encontro, “é muito significativo pra nós, nortistas, essa vinda dos secretários de Turismo do Brasil para a nossa região. Isso nos dá voz e ânimo para continuarmos buscando soluções para questões muito peculiares do Norte, como oferta de voos que nos conectem aos restante do país, o que foi debatido durante a reunião do Fornatur. Além disso, é uma alegria imensa podermos apresentar a todos e todas um pouco das belezas naturais do Amazonas, nossa cultura e também a qualidade dos nossos serviços que tem como marca o atendimento caloroso do amazonense”.
Fabrício lembra que “o objetivo maior do Fornatur é fomentar o Turismo nos estados, superando entraves e desafios. A cada encontro conhecemos mais sobre as demandas de cada um deles. E cada viagem é um aprendizado que pode ser usado na gestão turística, conforme o slogan da Diretoria Executiva do Fornatur: “Turismo, Mesmos Destinos Novas Oportunidades”. Com a valiosa colaboração de todos os envolvidos, a programação alcançou os objetivos de mostrar aos representantes do Fórum a integração/cooperação e o modelo de Turismo praticado em um dos principais destinos do Brasil, o coração da Floresta Amazônica”.