Estudo revela impactos da pandemia no Turismo de Natureza no Brasil

O resultado da pesquisa, realizada pela ABETA, está no Boletim Especial desta semana, divulgado pelo Observatório do Turismo de Goiás.

O XXXVI Boletim Especial do Observatório da Goiás Turismo, divulgado nesta segunda-feira (23/11), apresenta os dados da pesquisa “Efeitos da Covid-19 no Turismo de Natureza no Brasil”. O levantamento é resultado de uma parceria entre a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA) e o Núcleo de Planejamento Estratégico de Transportes e Turismo (Planett/UFRJ). 

Segundo o estudo, os efeitos econômicos, provenientes das medidas de distanciamento social e da consequente restrição ao funcionamento de estabelecimentos passaram a ser sentidos a partir da segunda quinzena de março. Com objetivo de minimizar os impactos da crise, a principal estratégia adotada pelas empresas do segmento de Ecoturismo e de Turismo de Aventura foi a remarcação com os clientes (49,6%), seguida por contenção de gastos administrativos (16,8%). Outras medidas, como a negociação com fornecedores, promoção e captação de financiamento também foram adotadas. Já 19,5% das empresas pesquisadas não conseguiram realizar nenhuma ação ou suspenderam as atividades.

O Boletim Especial cita outro estudo realizado pela Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT), em parceria com o Observatório do Turismo de Goiás. A  Pesquisa Nacional de Sondagem Empresarial revelou que 62,7% dos participantes previam queda no faturamento anual superior a 50%. Outro dado importante é que 46,2% dos empresários de turismo, que participaram do levantamento em Goiás, acreditam que somente em 2021 haverá recuperação do seu negócio.

Segundo o Observatório do Turismo de Goiás,  as duas pesquisas indicam que os efeitos da pandemia da Covid-19 atingiram fortemente as empresas do setor e seus respetivos segmentos. Além disso, a crise possui características que irão impactar as atividades também em longo prazo. Nesse sentido, é necessário adotar políticas públicas que irão permitir a sobrevivência das empresas.

Acesse os dados no link:
CLIQUE NA IMAGEM
 

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo