Empresários lançam Circuito Turístico do Vale do Araguaia
Seminário de Pesca – Agência Sebrae de Notícias
Com apoio do Sebrae, empresários se unem para a promoção do turismo e da pesca esportiva no rio Araguaia
O rio Araguaia forma a divisa natural entre Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará, e compreende uma das principais bacias hidrográficas do Centro-Oeste. Durante o II Seminário para o Desenvolvimento do Turismo de Pesca Esportiva em Goiás, realizado no dia (11/12), um grupo de empresários participantes do Projeto de Turismo do Araguaia, apresentaram a marca: ‘Circuito Turístico do Araguaia – Pesca e Praia’. Com o apoio do Sebrae, o grupo objetiva tornar a pesca esportiva do estado de Goiás competitiva em território nacional e internacional, além de promover o potencial turístico e econômico da região do Araguaia.
Segundo o coordenador do II Seminário de Pesca pra o Desenvolvimento do Turismo, Nelson Bueno, a marca é o resultado concreto da união de 16 empresários do distrito de Aruanã e São Miguel do Araguaia: “A construção da marca ‘Circuito Pesca e Praia foi feita pelos empresários. O resultado mostra essa parceria, que tem como foco desenvolver e implantar estratégias de mercado para divulgação de produtos de pesca e praia do estado de Goiás.
Nelson Bueno explica que Circuito Turístico compreende um conjunto de municípios com relativa proximidade em determinada área geográfica, caracterizado pela predominância de certos elementos da cultura, da história e da natureza, com possibilidades de atrair e seduzir turistas. “Na região do Araguaia está sendo trabalhado o Circuito Turístico. A prática tem comprovado êxito em países europeus, nos Estados Unidos, Chile e Argentina. Também acontece no Brasil – nas Serras Gaúchas e no Circuito Histórico de Minas”, disse.
O especialista em marketing turístico, Alexandre Nakagawa, ministrou a palestra ‘Marketing em destinos turísticos’ durante o Seminário. Para o setor de pesca de Goiás, o palestrante destacou a importância do marketing voltado ao turismo: “É necessário ao profissional do turismo se conhecer e conhecer os desejos do cliente do trade turístico para atender suas necessidades. Uma das melhores práticas é a divulgação nacional e internacional dos produtos turísticos, a manutenção dos recursos naturais e dos cartões de visita da cidade”.
Projeto de Turismo finaliza 2016 com 147 ações realizadas na região do Araguaia
Segundo o coordenador do II Seminário de Pesca pra o Desenvolvimento do Turismo, Nelson Bueno, o ‘Circuito Turístico do Araguaia – Pesca e Praia’ tem como objetivo aumentar a competitividade e a sustentabilidade dos micro e pequenos negócios da cadeia produtiva do turismo na região do Vale do Araguaia, contemplando inovação, geração de emprego e renda, fortalecimento da atividade e das governanças turísticas municipais e regionais e promover a comercialização de produtos e roteiros turísticos no mercado de âmbito nacional.
O Projeto atende os micro e pequenos negócios da cadeia produtiva do turismo na região do Vale do Araguaia e produção associada, dos municípios de Aragarças, Aruanã, Britânia, Nova Criás e São Miguel do Araguaia, com ênfase nos segmentos de meios de hospedagem, agências de turismo, alimentação fora do lar, atrativos turísticos naturais e culturais, guias de pesca, grupos culturais, artistas e artesãos, espaços de entretenimento e lazer.
Dentre as ações estratégicas desenvolvidas pelo projeto estão a Gincana Ambiental, Ordenamento da Praia, Curso de atendimento ao Turista, Consultoria de Boas Práticas de Fabricação, Feipesca, Pesca e Cia, e o Trade Pesca Show. O Projeto também trabalha a formatação de produtos de mercado, dentre eles a pesca esportiva, quelônios, karajás, safári fotográfico, passeio no ninhal. Além da criação do ‘Circuito do Araguaia – Pesca e Praia’, o Projeto formatou cinco produtos turísticos.
Ao todo, foram atendidos 99 microempreendedores individuais, 202 microempresas, 57 empresas de pequeno porte e 859 potenciais empresários. Segundo Nelson Bueno, foram realizadas 147 ações, sendo palestras, cursos, oficinas, e seminários nos municípios de Aragarças, Aruanã, Britânia, Nova Crixás, e São Miguel do Araguaia.
Empresários unidos em prol do desenvolvimento do Araguaia
O empresário Adailton Ferreira, proprietário da Pousada Eliana, faz parte do grupo que idealizou junto ao Sebrae o ‘Circuito Turístico do Araguaia – Pesca e Praia’. O grupo composto por 16 empresários se uniu para a divulgação da marca e implantação das estratégias para o fomento do turismo na região: “Com a orientação do Sebrae e a união de todos foi desenvolvida a marca do Circuito. Agora, o objetivo é iniciarmos as atividades de divulgação e implantação das ações”.
São inúmeras as pousadas e atrativos turísticos na região do Araguaia. Adailton Ferreira destaca que a pousada Eliana, localizada no Centro, no encontro dos Rios Araguaia e Vermelho, está situada em um local privilegiado, com porto exclusivo, facilitando a vida dos pescadores e turistas. A Pousada respeita os limites da lei que instituiu a ‘Cota Zero’ para o transporte de pescado em âmbito estadual. ”O projeto Cota Zero precisa do apoio da população. Grande parte dos ribeirinhos se tornaram parceiros e informam os fiscais. Hoje, até mesmo os pescadores esportivos já se conscientizam da necessidade”, disse.
Pôr do Sol e pesca esportiva atrai turistas ao Araguaia
O pôr do sol visto das margens do Rio Araguaia é uma das imagens mais belas captadas por turistas. É natural também ver botos subindo rapidamente para respirar, gaivotas, mergulhões, jacarés e até cardumes de peixes subindo o rio durante a piracema. A região atrai milhares de turistas para a pesca esportiva. Três espécies de peixes são proibidas de pescar durante qualquer época do ano: pirarucu, pirarara e filhote.
Sendo um dos rios mais conhecidos e visitados em Goiás, o Rio Araguaia e é um dos mais visitados na região, porém, poucos sabem sobre as suas características e suas peculiaridades que o fazem um dos mais importantes mananciais do Estado. No Rio Araguaia existe diversas espécies de peixes, como tucunarés, pintados, dourados, pirararas, entre outros. Na região podem ser encontrados arraias, tartarugas, jacarés, capivaras, suçuaranas, macacos, emas, veados e, também, aves exuberantes como as garças, martins pescadores e gaviões.