EFEITO DE MISSÕES INTERNACIONAIS Amplia interesse de empresários europeus em Goiás
CHAPADA DOS VEADEIROS RECEBE TURISTAS VINDOS DA EUROPA ATRAVÉS DE AGÊNCIAS DE TURISMO (FOTO: DIVULGAÇÃO/SECIMA)
A Redação
Goiânia – As missões internacionais realizadas pela Goiás Turismo em 2016 geraram frutos importantes para o turismo do estado. Um dos exemplos é a operadora de viagem francesa 007 Voyage, que criou o site e a fanpage Visitez Goias, para divulgar as belezas naturais do estado, nossa cultura, gastronomia e religiosidade. Os empresários Philippe Etropie e Audrey Guilbert Etropie estão no Brasil para conhecer melhor e estruturar alguns roteiros para oferecerem aos turistas estrangeiros.
A empresa deles já comercializa pacotes de viagem para a Chapada dos Veadeiros e Pirenópolis, mas, na visita, eles pretendem incluir vários produtos novos. Os franceses contam que têm um interesse especial por Goiás e estão estruturando dois roteiros para serem comercializados na Europa: Chapada dos Veadeiros e Kalunga, que inclui Alto Paraíso, São Simão e Cavalcante; Pirenópolis e Cidade de Goiás, pela cultura, culinária típica e religiosidade; e Goiânia, pelas possibilidades de negócios e arquitetura que remete a artistas franceses.
Segundo o gerente de Produtos Turísticos da Goiás Turismo, João Lino, os europeus se interessam bastante em ecoturismo, turismo de aventura e turismo social, daí a escolha de Cavalcante entrar no roteiro. A cidade é portal de entrada para o Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, onde são desenvolvidos diversos projetos sociais com os remanescentes de quilombo.
Os empresários passaram pela Goiás Turismo essa semana e foram recebidos pelo presidente do órgão, Leandro Garcia, e diretoria, e ainda por representantes do trade turístico goiano. Em Alto Paraíso e Cavalcante, cidades para onde foram conhecer melhor, também tiveram reuniões importantes com operadores, receptivos e autoridades locais.
Em data ainda a confirmar, a Goiás Turismo deve acompanhar um workshop que será realizado na França pelo casal, para apresentar sua experiência em Goiás a 51 outras operadoras europeias interessadas em comercializar Goiás na Europa. Garcia acredita que esse é apenas o primeiro fruto excelente das missões realizadas no exterior, quando a diretoria do órgão se empenha em conversar e apresentar Goiás exaustivamente a pessoas que trabalham turismo em todo o mundo, durante grandes feiras de turismo.