Boletim Especial do Observatório do Turismo traz dados sobre movimentação no Aeroporto Santa Genoveva durante a pandemia
Levantamento mostra que procura de voos para Goiânia começou a aumentar a partir de julho.
O XXVI Boletim Especial, divulgado nesta segunda-feira (14/09), pelo Observatório da Goiás Turismo, mostra os impactos da pandemia no Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia. O estudo apresenta os números comparativos de pousos e decolagens entre os anos de 2019 e 2020. Uma queda de 43,7% foi registrada de janeiro a julho de 2020, em relação ao mesmo período de 2019. A redução do número de passageiros foi de 50,4%. No entanto, a procura por voos para Goiânia tem aumentado desde o último dia 27 de julho, de acordo com o buscador de viagens Kayak.
Segundo o documento, o município de Goiânia é um importante pólo de aviação executiva. Com forte potencial de geração de empregos na aviação comercial e geral, a cidade dispõe de uma comunidade aeroportuária com cerca de 2 mil trabalhadores. Conforme a Pesquisa de Satisfação do Passageiro, realizada pela INFRAERO em outubro de 2019, o Santa Genoveva figurava entre os 6 aeroportos nacionais com avaliação média superior à média nacional.
O Boletim conclui que é importante compreender como a internacionalização do Aeroporto de Goiânia, oficializada no último mês de agosto, pode criar oportunidades e tornar a região um pólo gerador de empregos e desenvolvimento para Goiânia e todo o Estado de Goiás, mesmo diante da crise causada pela pandemia de Covid-19.