Boletim divulga resultado da pesquisa sobre “Imagem do Turismo Goiano”

Estudo foi realizado entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2021 pelo Observatório da Goiás Turismo. Quinhentas pessoas responderam ao questionário.

O Observatório da Goiás Turismo apresenta, no IX "Boletim Panorama da Retomada do Turismo", dados da pesquisa " Imagem do Turismo Goiano", realizada entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2021. O levantamento, que  contou com 500 participantes, destaca que 98,8% das pessoas que responderam à pesquisa recomendariam Goiás para os amigos viajantes. 
 
O Boletim também revela que 79,6% dos respondentes afirmaram que o recurso turístico que mais os motiva a viajar por Goiás é a Natureza. Os pesquisadores também perguntaram aos turistas: qual a primeira palavra quem vem à mente quando você ouve “Goiás”? Os destaques foram: pequi, cachoeiras, natureza, sertanejo e Cerrado. Outro questionamento foi sobre produtos, atrativos ou destinos que os turistas recomendariam após suas experiências na última viagem. As respostas mais relevantes foram: gastronomia, cachoeiras, parques, artesanato, Caldas Novas e Pirenópolis. 
 
O Boletim  também traz uma análise sobre o panorama da mudança comportamental dos turistas devido à pandemia. Especialistas apontam a chamada “ fadiga pandêmica “ que tem como causa a exaustão física e mental que o prolongamento desse período tem causado em nossa sociedade, tendo como principais sintomas: Desesperança; Sensação de impotência; Ansiedade; Depressão; Desmotivação/ esgotamento; Alterações no sono; Dores de cabeça tensionais; Problemas gastrointestinais; Cansaço sem causa aparente; Apatia; Compulsão alimentar; Compulsão por compras online; Problemas conjugais e de relacionamento; Uso de bebidas alcoólicas com maior frequência; Procrastinação; Dependência em internet/ redes sociais. Diante desse cenário, o Observatório entende que o Turismo tem uma contribuição importante na recuperação da sociedade, por não se tratar de uma atividade individual e passiva e ter a capacidade de proporcionar ao viajante uma variedade incontável de sensações. O estudo cita o teórico Jost Krippendorf: “os passeios turísticos funcionam como uma terapia de combate ao estresse, ao vazio interior, ao tédio e ao esgotamento físico e mental” . Comungando dessa afirmação, Domingos Hernandez lembra que o Turismo é a “Medicina do Espírito”.
 

 Acesse o IX "Boletim Panorama da Retomada do Turismo"
Clique na Imagem

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo