IBGE confirma recuperação gradual do Turismo em Goiás
Dados constam do XXIII Boletim do Observatório da Goiás Turismo. Estatísticas mostram que recuperação do setor vem acontecendo a partir de iniciativas, como preservação de empregos e empresas do setor, melhoria da estrutura e qualificação dos destinos, implantação de protocolos de segurança, promoção e incentivo a viagens
O XXIII Boletim Panorama da Retomada do Turismo em Goiás, divulgado pelo Observatório da Goiás Turismo, aborda a Pesquisa Mensal de Serviços, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com foco no setor de serviços. Segundo o estudo, o setor vem apresentando recuperação considerável, frente aos impactos da pandemia.
Dados do mês de setembro deste ano mostram que o volume de serviços cresceu 10,8% em Goiás, em comparação com igual período de 2020. Este foi o oitavo resultado positivo consecutivo.
No indicador acumulado de janeiro a setembro de 2021, os resultados também são positivos, sendo 11,4% para o Brasil e 14,5% para Goiás.
O índice de atividades turísticas no estado mostrou expansão de 42,3%, frente ao igual período do ano passado. Em nível nacional, foi observado um avanço de 19,9%.
Quando comparado com mês anterior (agosto 2021), em setembro deste ano o índice de atividades turísticas no país cresceu 0,8%. Regionalmente, sete dos 12 estados da federação, onde o indicador é investigado, acompanharam este movimento de expansão. Em Goiás, o crescimento foi de 2,5%.
Segundo o estudo, as estatísticas mostram que a recuperação do setor vem acontecendo partir de iniciativas, como a preservação de empregos e empresas do setor, melhoria da estrutura e qualificação dos destinos, implantação de protocolos de segurança, além da promoção e do incentivo a viagens.