XVII Boletim da Retomada detecta otimisto mesmo diante de desafios do Turismo

Novo estudo mostra reação do setor, que apresenta crescimento em diversos índices. Incertezas com cenário internacional de viagens, diante da pandemia, ainda preocupa empresários. Moradores de cidades turísticas aprovam o turismo e acreditam que ele contribui positivamente com qualidade de vida das pessoas 

Para compreender a percepção de como o Turismo afeta a comunidade nos municípios goianos, o XVII Boletim “Panorama da Retomada do Turismo em Goiás” apresenta os resultados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, de junho de 2021, e também um recorte dos dados da pesquisa do Observatório do Turismo da Agência de Turismo do Estado de Goiás (Goiás Turismo) feita no primeiro semestre deste ano. Segundo a pesquisa, divulgada em agosto, o índice de atividades turísticas no Brasil cresceu 11,9% em comparação com o mês anterior. Todos os estados onde o indicador é investigado acompanharam este movimento de expansão. Em Goiás, o crescimento foi de 7,9% no mesmo período. 

Na comparação de junho de 2021 com junho de 2020, o índice de volume de atividades turísticas no Brasil apresentou expansão de 92,7%, sendo a terceira taxa positiva seguida. O setor foi impulsionado, principalmente, pelo aumento na receita de empresas que atuam nos ramos de transporte aéreo, restaurante, hotel, rodoviário coletivo de passageiros e serviços de bufê. Os 12 estados que participam da pesquisa  tiveram crescimento nos serviços voltados ao Turismo. Em Goiás, no período, o aumento foi de 134,7%. 

Em relação à receita nominal das atividades turísticas, no mês de junho de 2021, o índice, segundo a PMS, cresceu 6,2% comparado ao mês anterior. Em Goiás, essa expansão foi de 4,6%. Na comparação de junho de 2021 com junho de 2020, o Índice de Receita Nominal das Atividades Turísticas no Brasil apresentou crescimento de 91%. Em Goiás, essa expansão chegou a 137%.  

Segundo especialistas do Portal Brasileiro do Turismo, ainda há muitos desafios pela frente. Para eles, as perspectivas são boas, mas os empresários do ramo enfrentam dificuldades para manter as empresas, mesmo com apoio governamental, como redução de impostos e taxas e oferta de linhas de crédito facilitadas. Com as incertezas em relação à abertura das fronteiras, o setor tem problema para aumentar as vendas e organizar as finanças. 

Satisfação e perspectivas 

O levantamento do Observatório do Turismo de Goiás buscou medir a satisfação da população dos municípios de cada uma das dez regiões turísticas goianas com o setor e levantar dados para garantir o crescimento sustentável e responsável da atividade no Estado. Em média, 75% dos respondentes concordam totalmente com as afirmações de que o Turismo é bom para o município e que contribui positivamente para a qualidade de vida dos moradores de suas cidades. Há regiões turísticas em que esses índices chegam a 100%.  

A maioria dos pesquisados, 78%, acredita que a atividade turística cria empregos para as pessoas da região. E 42% deles discordam parcialmente ou totalmente da afirmação de que o Turismo torna difícil para a população desfrutar das atratividades locais.  

Acesse o Boletim XVII “Panorama da Retomada do Turismo em Goiás 2021” completo no link, clicando na imagem

 

Agência de Turismo do Estado de Goiás (Goiás Turismo) - Governo de Goiás 

 

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo