Setor de Serviços tem resultado positivo em junho, segundo IBGE
Os dados estão no XXV Boletim Especial do Observatório do Turismo, que traz as medidas que visam a recuperação do setor no país
O XXV Boletim Especial, divulgado pelo Observatório da Goiás Turismo, apresenta dados da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo IBGE, que mostra crescimento de 5% do setor de serviços no país no mês de junho, após quatro meses de queda. Segundo o IBGE, o setor de serviçosinterrompeu uma sequência de taxas negativas dos quatro meses anteriores, quando havia acumulado uma perda de 19,5%. Mesmo com o resultado positivo de junho, o volume de serviços ficou 14,5% abaixo do patamar registrado em fevereiro, último mês antes da implementação das medidas de isolamento social para controle da pandemia da Covid-19.
O Boletim também traz os indicadores de Volume das Atividades Turísticas, com destaque para o estado de Goiás, que apresentou uma retração de 35,4% no acumulado de janeiro a junho de 2020, em relação ao mesmo período do ano anterior. Outro destaque é para a comparação entre os meses de junho de 2020 com junho de 2019, quando essa retração chega a 58,6%. Segundo o IBGE, em junho de 2020 o índice de atividades turísticas apontou expansão de 19,8% frente ao mês imediatamente anterior, segunda taxa positiva seguida, período em que acumulou ganho de 28,1%.
Os especialistas indicam que a retomada está acontecendo lentamente pelo turismo rodoviário, com preferência por viagens curtas e regionais, para destinos abertos, ao ar livre, de natureza, sol e praia, em um raio de até 300 quilômetros. Além disso, o turista vai estar muito mais exigente no que se refere aos protocolos de segurança sanitária.
O Ministério do Turismo apresentou, recentemente, um plano de retomada para o Turismo Brasileiro que ocorrerá em quatro fases: Proteção, Retomada, Incentivo e Promoção do plano. As fases foram criadas a partir do perfil do novo viajante pós-pandemia. Sendo assim, o Mtur espera que com o esse plano tenhamos uma evolução no turismo doméstico.